O que é construção modular? Aprenda tudo sobre o tema!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Por décadas, a indústria da construção ficou atrás de outros setores quando o assunto era inovação e produtividade. Agora, finalmente o setor tem uma real chance de mudança: a construção modular.

A construção modular migra várias atividades do processo construtivo antes realizadas no canteiro de obras para serem feitas em um ambiente controlado  e industrial.

Este não é exatamente um conceito novo, mas é agora no século 21 que a construção modular está atraindo novas ondas de interesse e de fato mostrando a que veio.

Quer saber mais sobre construção modular?
Então confira agora mesmo o conteúdo que preparamos sobre o tema!

Mas afinal, o que exatamente é a construção modular?

Mas afinal, o que exatamente é a construção modular?

A construção modular é um processo no qual os edifícios são produzidos em fábricas, sob rígidos controles de qualidade, mas usando os mesmos códigos e padrões de construção dos métodos convencionais de engenharia civil.

Essas construções são feitas em módulos (daí o nome), que são transportados até o canteiro de obras e então montados uns aos outros formando o todo. A construção modular está se tornando mais popular principalmente devido à sua conclusão rápida, economia e eficiência.

Ela pode ser classificada em dois tipos principais: construção modular permanente e edifícios desmontáveis.

Construção modular permanente (Permanent Modular Construction — PMC)

A construção modular permanente é um método de construção sustentável que usa técnicas de manufatura enxuta para pré-fabricar edifícios de um ou vários andares em seções modulares.

Os módulos permanentes podem ser adaptados a edifícios existentes ou montados por eles próprios. Esses módulos podem ser concluídos com acabamentos internos em menos tempo do que a construção convencional e ainda garantir economia de recursos.

Edifícios desmontáveis (Relocatable Building — RB)

Edifícios desmontáveis são montagens parciais ou completas, fabricadas em uma planta de manufatura com um processo de construção modular.

Embora sejam “recolocáveis”, esses edifícios atendem aos códigos de construção e às regulamentações. Edifícios desmontáveis ​​são projetados para serem reutilizados várias vezes e transportados para vários locais. Eles oferecem instalação rápida, reconfiguração de baixo custo e flexibilidade.

Quando foi inventada a construção modular?

O primeiro caso registrado de construção modular ocorreu na década de 1830, quando um carpinteiro londrino chamado John Manning fez uma casa pré-fabricada para seu filho. Esta casa foi feita em partes antes de ser enviada da Inglaterra para a Austrália e montada.

Este método de construção também foi popular durante a Corrida do Ouro na Califórnia dos anos 1840 nos Estados Unidos, quando foi usado para construir o Palácio de Cristal para a Grande Exposição da Grã-Bretanha de 1851.

Após isso, o método cresceu em popularidade com a criação de estruturas pré-fabricadas durante a Segunda Guerra Mundial e para a rápida reconstrução de casas após o fim da guerra.

A popularidade da construção modular nos EUA levou à criação do Modular Building Institute, associação comercial internacional sem fins lucrativos que atende à construção modular.

Quanto custa e quanto tempo dura um projeto de construção modular?

Quanto custa e quanto tempo dura um projeto de construção modular?

Um projeto de construção modular é composto por várias unidades. Essas são as seções unidas para fazer uma casa, edifício pré-fabricado ou industrializado. O número de unidades necessárias difere dependendo do tamanho e do estilo do projeto concluído, impactando diretamente o seu custo.

Dessa forma, o custo varia de acordo com a escala do projeto e os tipos de materiais utilizados.

Outros fatores, como a inclusão de acabamentos e acessórios internos também podem impactar o custo de uma construção modular. No entanto, diversos estudos de caso já mostraram que esse método pode oferecer economias significativas quando comparados à construção tradicional (falaremos mais sobre isso nos benefícios).

Isso se deve a fatores como eliminação de atrasos no cronograma do projeto e a capacidade de trabalhar na estrutura externa enquanto o local está sendo preparado, reduzindo os prazos desde o início ao fim da construção.

Já em relação à duração de um edifício modular, depende se ele foi projetado para ser temporário ou permanente. No entanto, onde muitas pessoas ainda associam edifícios modulares a estruturas temporárias, as construções modulares modernas podem ser construídas para durar exatamente como uma construção tradicional.

As construções permanentes precisam seguir os regulamentos de construção que atendem ou excedem os padrões exigidos para construções tradicionais, e muitos são feitos com os mesmos materiais que os edifícios tradicionais.

Embora os edifícios modulares passem por testes para garantir a qualidade e a segurança, eles ainda precisarão de manutenção como qualquer outra construção para estender sua vida útil.

Dessa forma, os edifícios modulares podem durar décadas e muitos edifícios pré-fabricados construídos logo após a Segunda Guerra Mundial ainda estão em uso até hoje.

A construção modular é para todo mundo?

Na maioria dos casos, a construção modular oferece uma alternativa viável à construção tradicional. A qualidade da construção aumentou significativamente com o passar dos anos e os avanços na indústria significam que os edifícios modulares costumam ser tão estéticamente atraentes e duráveis quanto seus equivalentes tradicionais.

Isso atraiu construções em diversos setores, como na saúde, governo, educação e muito mais.

O maior benefício do modular é a velocidade de ocupação que ele fornece, e as eventuais mudanças de planejamento são totalmente exequíveis. Para projetos que exigem mudanças após a instalação final, a construção modular pode ser a melhor escolha.

Avanços na tecnologia de construção, como o Building Information Modeling (BIM), tem permitido o aumento da colaboração entre designers, engenheiros, fabricantes modulares e instaladores.

Somado a isso, abordagens integradas para construção estão ajudando a pavimentar o caminho para projetos modulares mais bem-sucedidos em todas as áreas ao redor do mundo.

Quais materiais são usados ​​na construção modular?

Quais materiais são usados ​​na construção modular?

Ao contrário da construção tradicional, os edifícios modulares não são feitos ​​em tijolo e argamassa.

Esses materiais podem ser um pouco complicados de usar, pois deixarão os módulos muito mais pesados ​​e mais difíceis de entregar. Isso levanta a questão: de que são feitas as construções modulares?

Existem diversos tipos de estruturas ​​na construção modular. Em vez de tijolo e argamassa, os edifícios modulares usam uma estrutura padrão feita de aço, ​painel isotérmico ​ou madeira. Todos são utilizados, embora o aço seja geralmente mais resistente e menos combustível.

Além desses, a construção modular usa muitos outros materiais, especialmente porque os módulos vêm com acabamento interno completo. Os materiais incluem:

  • Teto acústico;
  • Acabamento em drywall ou gesso coberto com vinil;
  • Tubulação de PVC ou cobre;
  • Treliças de madeira usadas para telhados;
  • Telhas compostas de vinil ou telhas de cerâmica.
Como é o processo de construção modular?

Como é o processo de construção modular?

O processo de construção modular é semelhante à construção tradicional em alguns aspectos, mas muito diferente em outros.

De forma objetiva, as principais etapas de construção modular, são:

Etapa 1 — Projeto 

Toda construção começa com a visualização e a construção modular não é diferente. Nesta fase, muito planejamento e design são feitos em conjunto pelo cliente e o construtor.

A flexibilidade e inovação das construções modulares podem ser melhor apreciadas neste momento. Isso ocorre porque, ao contrário do que alguns pensam, todo projeto é altamente personalizável em termos de acabamento externo e interno.

Etapa 2 — Aprovação do projeto

No segundo estágio, todas as licenças e aprovações de projeto apropriadas serão solicitadas e obtidas. Nesse sentido, a construção modular progride da mesma forma que a construção tradicional.

Todas as aprovações e autorizações são entregues e fornecem a certificação de que as construções modulares são tão resistentes quanto seus equivalentes tradicionais.

Etapa 3 — Preparação da base

Depois de obter todas as aprovações necessárias, a próxima etapa envolverá a preparação da base. Isso deve ser feito no local, é claro, uma vez que os módulos precisarão de uma base sólida para serem posicionados.

Existem dois principais tipos de bases: a base no nível e a base elevada.

A base em nível é geralmente usada para PMC. É criada lançando concreto na área aplicável à instalação  do edifício proposto.

A fundação elevada pode ser usada para edifícios temporários ou PMC. Esta fundação usa pilares e blocos de concreto em vez de concreto vazado, além disso, utilizará um plano de bloqueio que mostra onde colocar os blocos e quanta carga cada um suportará.

Etapa 4 — Instalação dos módulos na planta

É aqui que a construção modular se desvia totalmente da construção tradicional. Paralelamente à preparação da base do canteiro de obras, será iniciada a fabricação dos módulos da fábrica. Durante esta fase, os módulos individuais do edifício serão construídos em uma fábrica controlada, utilizando um processo de linha de montagem.

Aqui, cada equipe de engenheiros pode se especializar em apenas uma parte do processo, o que significa que cada módulo pode ser concluído rapidamente.

O processo geralmente começa com a construção da estrutura do módulo, terminando com o acabamento interno e externo. Então, o que você terá no final do processo é uma seção do edifício que está mais de 98% concluída, quase pronta para ser instalada.

Etapa 5 — Transporte dos módulos para o local

Assim que a fundação e toda a preparação no local forem concluídas, o transporte dos módulos para o local começará.

Os módulos são transportados em caminhões ou carretas. A entrega dos módulos é organizada de forma a garantir que a montagem final seja tranquila e eficiente.

Como tal, os módulos serão enviados na ordem em que devem ser instalados. Para efeito de transporte de módulos, pode ser necessário fazer ajustes em seu site, principalmente no que se refere ao acesso. Tudo isso terá sido concluído durante a preparação do local.

Etapa 6 — Instalação das unidades modulares

Quando a instalação dos módulos começar, a base já estará pronta. A instalação dos módulos será feita usando guindastes que levantarão os módulos individuais e os colocarão na estrutura preparada. Na instalação, cada módulo é projetado para se encaixar perfeitamente no próximo, seja de ponta a ponta ou empilhado. 

Depois que cada módulo estiver na base, os componentes individuais serão “conectados” juntos. As conexões de utilidades serão feitas, o acabamento interno suavizado e adições externas, como decks, rampas ou escadas, adicionadas. A instalação continuará assim, módulo por módulo, até que todo o edifício esteja concluído.

Etapa 7 — Restauração do local

Assim que todas as instalações forem concluídas, o projeto estará praticamente pronto. Restaria apenas a organização do canteiro de obras. Se houver algum concreto, asfalto ou paisagismo que tenha sido alterado durante a construção, tudo será consertado.

Quais os benefícios da construção modular?

Quais os benefícios da construção modular?

A construção modular oferece muitos benefícios importantes em relação às modalidades de construção tradicionais. Abaixo, você saberá quais são eles:

Práticas de construção mais sustentáveis

Com a construção modular, uma redução do esforço no canteiro de obras significa que a maior parte do trabalho ocorrerá em uma fábrica.

Com práticas de construção modular, materiais ecológicos podem ser usados ​​em escala e menos trabalhadores são necessários, o que reduz inclusive as viagens à obra.

Como resultado do ambiente especializado e controlado para a construção de estruturas pré-fabricadas, ocorre uma redução no desperdício e uma melhoria na eficiência energética.

Aumento da qualidade

A construção modular produz edifícios duráveis e de alta qualidade. Os materiais utilizados em estruturas e unidades são armazenados em ambiente controlado e mais rapidamente submetidos a processos de inspeção e controle de qualidade.

Com a construção tradicional, os materiais são frequentemente mantidos no local de trabalho e expostos à chuva, sol, neve, umidade, baixa qualidade do ar e mudanças de temperatura, o que pode impactar negativamente os materiais e integridade do edifício.

Profissionais de controle de qualidade qualificados e experientes podem inspecionar rapidamente os materiais centralizados e armazenados internamente para construção modular antes de serem usados ​​— uma realidade que é muito menos prática no método tradicional.

A construção modular atende a todos códigos de construção e os empreiteiros garantem que a instalação do edifício atenda aos requisitos mais rígidos.

Tempos de construção reduzidos

O tempo total de construção para construção modular é significativamente reduzido em comparação com a construção tradicional — isso inclui o tempo no local de trabalho e o tempo de preparação.

Antes do projeto, os componentes da construção modular geralmente já são fabricados. Quando requisitados, os itens disponíveis podem ser enviados ou fabricados sob demanda.

Todo o edifício é então enviado diretamente ao local em várias partes, e a montagem é iniciada.

A redução do tempo no local de trabalho também reduz a interrupção. Após a preparação do local, a instalação dos componentes modulares e a restauração da área normalmente leva de um a três meses no total. Além disso, há menos atrasos devido a circunstâncias imprevisíveis, como mau tempo e empreiteiros não confiáveis.

Economia e previsibilidade de custo

A construção modular torna os processos de construção menos caros e torna os custos muito mais previsíveis.

Os edifícios pré-fabricados incluem operações simplificadas, eficiências de custo em escala, uma força de trabalho centralizada e reduzida e menos tempo dedicado a um empreiteiro geral supervisionando vários subcontratados.

Projeto de construção personalizável

Edifícios modulares são altamente utilizáveis, adaptáveis ​​e flexíveis, permitindo uma construção única sem comprometer a qualidade e o custo-benefício.

Os edifícios pré-fabricados personalizados incluem layouts exclusivos, acabamentos externos e internos e outros elementos de design de construção individuais.

Clientes, construtores e designers podem colaborar com empresas de construção modular para garantir que os projetos atendam a necessidades e aspectos específicos.

Opções dinâmicas e flexíveis

As estruturas modulares não são apenas personalizáveis, mas também podem ser recolocadas.

Com a construção modular, esses edifícios podem ser mais facilmente divididos em peças e, em seguida, enviados para um novo local de construção e montados com novos requisitos. Para empresas com necessidade de expansão ou realocação, esse tipo de construção pode ser inestimável.

Conclusão

Ao comparar a construção modular e a construção tradicional, é fácil ver por que a construção modular está ganhando tanto espaço.

O tempo de construção é menor, com saídas de alta qualidade, mais baratas e com processos mais seguros. Não há interrupção para os usuários das instalações existentes e o clima não afeta o tempo de construção.

Com arquitetos e engenheiros experientes, existe flexibilidade para criar o espaço necessário, mas de uma forma muito melhor para o ambiente. Há menos resíduos, consumo de energia e as peças podem ser recicladas em vez de enviadas para aterros.

Por isso, conheça você também mais sobre a construção modular!
Acompanhe a Opus e descubra tudo sobre o
mundo dos módulos habitáveis pré-fabricados!