Qual é o método de construção mais barato? Confira agora!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como acontece com a maioria das indústrias, a construção evoluiu consideravelmente ao longo dos anos. De práticas de construção sustentáveis ​​à modelagem 3D em projetos de construção e engenharia, a inovação é abundante, impulsionada pela necessidade de práticas e estruturas de trabalho mais inteligentes e eficientes que atendam às necessidades sociais do século 21.

Hoje, os métodos de construção vão muito além do tradicional sistema de tijolo e argamassa — atualmente os métodos modernos de construção oferecem uma ampla gama de benefícios que vão desde a redução dos prazos de construção até a redução do desperdício no canteiro, tornando a obra mais enxuta.

Com tantas opções, uma dúvida comum surge entre os gestores de obra e construtoras: qual o método de construção mais barato e adequado para o meu projeto?

Para te ajudar a responder essa pergunta, no artigo de hoje apresentaremos os principais métodos modernos de construção, incluindo os benefícios e casos de uso de cada um deles. Acompanhe!

Os 5 principais métodos de construção

Os 5 principais métodos de construção

Quando pensamos em obras, imediatamente vem a imagem de tijolos e argamassas sendo erguidos em um canteiro. No entanto, a alvenaria tradicional está longe de ser o único método de construção — hoje, é possível contar com diferentes e modernos sistemas que permitem atender a cada necessidade e ganhar em diversos benefícios, dependendo da estrutura.

Quando se trata de projetar uma estrutura, o tipo de construção é escolhido com base em uma série de fatores. Antes de te contar quais são os principais métodos construtivos à parte da alvenaria, listamos abaixo quais são esses fatores:

  • Objetivo da edificação: digamos que você queira construir uma garagem independente para abrigar um veículo extra. Ao projetá-la, você não precisaria de uma estrutura que suporte vários andares, embora possa incluir um quarto no andar de cima, de modo que métodos de construção pesados ​​não serão necessários;
  • Tamanho da estrutura: ao construir algo maior do que uma garagem ou uma casa, digamos um galpão, um tipo de construção mais pesado seria a escolha. Estamos falando de espaços abertos sem colunas ou paredes internas e longos vãos de telhado com suporte de treliça de metal;
  • Restrições de suporte de carga: à medida que os edifícios crescem em altura, as cargas que a estrutura deve suportar aumentam. Com isso, o tipo de construção deve ser forte o suficiente para aguentar essas cargas. Por exemplo, a madeira provavelmente não será a melhor escolha quando se trata de uma estrutura com vários níveis de piso;
  • Fatores ambientais: se você já dirigiu ao longo de um litoral, provavelmente já viu que os edifícios são elevados, para proteger a estrutura das marés. Edifícios em áreas propensas a terremotos também exigem que o tipo de construção apropriado seja usado. Uma estrutura muito rígida não pode flexionar durante os tremores.
  • Velocidade de construção: se seu empreendimento precisa ser construído rapidamente, existem tipos de construção que podem acelerar o processo;
  • Custo dos materiais: é claro, o custo dos materiais também entra em jogo na escolha de um tipo de construção e é considerado de acordo com cada orçamento.

Conheça agora quais são os principais métodos de construção:

1. Estrutura de madeira

A construção com moldura de madeira – wood frame – é provavelmente o tipo de construção mais antigo e mais utilizado no mundo. Anos atrás, o homem aprendeu que a madeira era um meio natural. É abundante, fácil de trabalhar, renovável e o custo geralmente está ao alcance de quase todos.

As estruturas são construídas com madeira ou vigas padrão, que constituem os pregos, placas e vigas. Cada peça geralmente pode ser carregada à mão e é facilmente cortada e emoldurada no local. As paredes internas são facilmente revestidas com drywall, painéis ou outros materiais.

Com isso, boa parte da construção residencial pelo mundo foi e ainda é feita em madeira, mas com uma grande mudança no modo como o exterior dos edifícios é acabado. Nos primeiros anos, a madeira também era usada nas paredes externas e nos telhados.

As telhas de madeira foram quase completamente substituídas por materiais não inflamáveis, como telhas compostas, ladrilhos e painéis de metal. As paredes externas são geralmente cobertas com paredes de tijolo, pedra e não com madeira. Esses materiais são mais resistentes ao fogo e resistem melhor aos elementos do que a madeira.

VANTAGENS

  • Materiais são renováveis;
  • O custo é relativamente baixo;
  • Pode ser trabalhado com ferramentas de construção comuns;
  • As estruturas podem ser erguidas rapidamente.

DESVANTAGENS

  • Inflamável;
  • Sujeito à degradação pela natureza;
  • Não é forte o suficiente para resistir a tempestades naturais.

2. Alvenaria estrutural

A construção de alvenaria estrutural envolve a utilização de blocos de concreto ou tijolos para construir as paredes de suporte. Neste método de construção, as paredes de suporte de carga são feitas de tijolo ou blocos moldados.

Os pisos e tetos são construídos com vigas de madeira. Esta técnica exige muito trabalho, pois cada tijolo ou bloco deve ser armado à mão. Definitivamente, não tão comum na construção residencial, embora ainda seja usado em edifícios comerciais.

VANTAGENS

  • As estruturas podem ser construídas com materiais prontamente disponíveis, como blocos de concreto, tijolos, pedra, etc.;
  • Os blocos de concreto são econômicos;
  • Uma boa equipe pode erguer paredes com bastante rapidez.

DESVANTAGENS

  • Trabalho intensivo;
  • Estrutura muito rígida (ruim para locais onde ocorrem terremotos);
  • As baixas temperaturas não são propícias para o trabalho de alvenaria.

3. Estrutura de aço

A construção com estrutura de aço – steel frame – é usada principalmente em grandes edifícios. A estrutura é construída com colunas de aço e treliças para suportar pisos e tetos.

Prédios altos são comumente construídos usando este método, pois é fácil transportar materiais usando guindastes e os componentes são rapidamente parafusados ​​ou soldados.

O aço está prontamente disponível e os membros de construção são padrão, tendo sido extensivamente projetados para cargas e vãos de coluna padrão. A estrutura principal é construída com aço pesado e a estrutura sem suporte geralmente é feita de componentes de aço leve.

O aço é flexível, o que é positivo em áreas sujeitas a terremotos ou em áreas de vento forte. O aço pode flexionar um pouco sem sofrer deformação permanente, o que o torna um excelente material para a construção de edifícios altos, pontes etc.

VANTAGENS

  • Alta relação resistência / peso;
  • Flexível e fácil de montar;
  • Facilmente parafusado, rebitado ou soldado para construção rápida.

DESVANTAGENS

  • Perde força em temperaturas muito altas;
  • Propenso à corrosão em ambientes de alta umidade.

4. Moldura de concreto

Enquanto outros métodos usam madeira ou aço para a estrutura, a construção com moldura usa colunas de concreto armado, vigas e lajes de concreto  para construir a estrutura de suporte. Esse tipo de construção é frequentemente usado em prédios altos, garagens de estacionamento e estradas elevadas.

O concreto armado é projetado há anos, permitindo seu pronto uso na construção. Por outro lado, é muito trabalhoso se os componentes tiverem que ser fundidos no local. O sistema rodoviário usa várias vigas pré-fabricadas, mas ainda requer que colunas e lajes sejam lançadas no local.

Na construção civil, quase todos os componentes são fundidos no local, portanto, o tempo de construção não é rápido devido à cura dos componentes. A construção da estrutura de concreto não resiste bem a terremotos, embora resista ao efeito do vento e às intempéries ao longo do tempo.

VANTAGENS

  • O concreto pode ser adquirido localmente;
  • O aço de reforço pode ser aço reciclado;
  • O concreto moldado no local pode ser eficiente em termos de espaço;
  • O concreto é facilmente formado em formas ilimitadas.

DESVANTAGENS

  • O concreto requer certo tempo para obter resistência máxima;
  • A construção do quadro de concreto não é resistente à sísmica e deve ser substancialmente projetada para tais casos.

5. Construção modular

A construção modular é o processo no qual um edifício – seja uma residência ou um local comercial – é construído fora do local, sob condições controladas. Ou seja, o processo consiste em edificações produzidas em módulos para posteriormente serem montados.

Durante séculos, a construção tradicional trouxe todas as matérias-primas para o canteiro de obras para que os profissionais elaborassem tudo no local do projeto. Com a construção off-site, e com a construção modular principalmente, a maior parte do projeto é fabricada fora do canteiro de obras.

A montagem pode ocorrer em qualquer lugar. Os módulos são então enviados e colocados no local de trabalho para que a construção seja concluída.

Embora não seja exatamente um método “novo” ou “moderno” (já que tem sido usado em vários setores por décadas), mais recentemente a construção modular ganhou destaque devido aos muitos benefícios que oferece, começando pela redução no tempo, custos e desperdício na obra. 

Os módulos, feitos em um ambiente industrial, são estruturas tridimensionais com piso, paredes e teto. Eles contêm a maioria dos acabamentos internos e acessórios já instalados.

Algumas empresas modulares usam métodos comuns de construção, outros usam linhas de montagem robóticas altamente automatizadas.

VANTAGENS

  • Construção rápida;
  • Projetado para lidar com todas as cargas;
  • Fácil de projetar e fabricar;
  • Método sustentável e econômico;
  • Personalizável.

Por que a construção modular é o método de construção mais barato?

De todos os métodos que listamos acima, a construção modular é a mais barata — e não estamos usando este adjetivo em um sentido pejorativo, mas sim porque ela é a que traz maiores oportunidades de economia ao longo de todo ciclo de vida do projeto.

No geral, o aspecto de maior economia de custos da construção modular é a velocidade com que ela pode ser concluída, podendo ser até 30% mais rápida do que os métodos de construção que são feitos no local.

Esses números são alcançados devido aos aspectos inerentes de economia de tempo da construção modular, especialmente o fato de que a fundação e a construção da estrutura pode ser feita simultaneamente, uma no local e outra na fábrica. Com as unidades sendo construídas em um ambiente fechado, os atrasos devido à chuvas e outras intempéries climáticas também são eliminados.

Mas não é só na velocidade que a construção modular traz economias — a fabricação eficiente significa menos desperdício e também uma pegada de carbono menor, produzindo um edifício sustentável, que poderá reduzir custos de manutenção ao longo de sua vida útil.

Vale ressaltar que a construção mais rápida neste caso não significa qualidade inferior. Os edifícios modulares são construídos para atender aos mesmos códigos e padrões de construção das estruturas tradicionais construídas no local. Elas também usam os mesmos materiais que os métodos mais convencionais, como madeira, concreto e aço.

Para finalizar, a construção modular reduz significativamente o desperdício no canteiro, otimizando o uso de recursos — isso, por sua vez, também se traduz em menos gastos incorridos no orçamento do projeto.

Dicas para começar sua construção modular

A construção modular parece progressiva e extremamente vantajosa. No entanto, como acontece com outros métodos de construção, existem alguns desafios reais que podem afetar o sucesso ou o fracasso de seu projeto. Veja abaixo algumas dicas para garantir que você estará usando o método de construção mais barato:

  1. Consulte o fabricante no início do desenvolvimento do projeto — projetar com o processo em mente pode aumentar a eficiência;
  2. Devido ao tamanho e peso de uma unidade modular, é necessária uma consideração antecipada da logística de transporte e montagem. O armazenamento das unidades no local antes da montagem não é recomendado ou prático;
  3. Fundações precisas são essenciais devido às tolerâncias restritas de algumas unidades. As conexões entre as unidades também devem ser cuidadosamente consideradas;
  4. Certifique-se de que as unidades sejam inspecionadas na fábrica e no local;
  5. Considere o processo de controle de construção. Se a fábrica estiver distante do local, uma autoridade de controle deve realizar inspeções na fábrica e no local.

Conclusão

Os métodos de construção no local certamente têm seus benefícios, mas são famosos pelo seu alto grau de desperdício e ineficiência que levam a atrasos e estouros no orçamento.

Muitos clientes da construção querem mais controle, menos bagunça e maior consciência ambiental – e a construção modular oferece isso a eles.

As vantagens de custo e tempo da construção modular são apenas dois dos muitos benefícios que esse estilo oferece. Embora dinheiro e cronograma permaneçam no topo das prioridades da maioria das pessoas, eficiência, estilo e comodidades constituem uma grande parte de qualquer decisão importante de construção

Os clientes são constantemente surpreendidos com a aparência moderna e com as diversas opções de construção modular.

Ao mesmo tempo, a indústria continua evoluindo para se tornar cada vez mais inovadora e competitiva, e incluir tecnologias sustentáveis e o uso de materiais de construção melhores e mais eficientes que reduzam ainda mais os custos. Se você quer economizar no seu projeto, sem dúvidas a construção modular é o caminho certo a seguir.

E se quiser saber mais sobre esse método de construção, acompanhe a Opus e veja todas as novidades e tendências da construção modular!