A construção pré-fabricada é utilizada há muitos anos em diversos países da Europa, nos Estados Unidos e na China – que, aliás, é famosa por erguer imensos arranha-céus em pouquíssimo tempo.
É o caso do T30 Hotel, prédio com 30 andares, que ficou pronto em apenas 15 dias. Uma das edificações mais famosas do país! Inteiramente construída com blocos pré-fabricados de aço, vidro e material isolante, que chegaram ao canteiro poucos dias antes da montagem começar.
Além de ser considerada mais sustentável e gerar menos resíduos, a construção pré-fabricada costuma ser mais barata que a tradicional, por isso, não é de se estranhar que venha ganhando cada vez mais espaço no Brasil.
Mas quais são as vantagens da construção pré-fabricada? Vale a pena utilizá-la? É o que você vai descobrir melhor agora! Vamos lá? Acompanhe!
O que é construção pré-fabricada?
A construção pré-fabricada não é, propriamente, uma novidade. Em 1907, o inventor e empresário Thomas Edison produziu em um armazém todas as peças pré-moldadas que seriam utilizadas na construção de um prédio no norte dos Estados Unidos.
Então, construtores de outras partes do país também passaram a utilizar estruturas pré-fabricadas para reduzir custos e entregar as chaves aos moradores mais rapidamente.
Esse método construtivo, no entanto, só se intensificou a partir de 1950. Com o fim da Segunda Guerra Mundial foi preciso reconstruir as cidades devastadas sem gastar demais, com pouca mão de obra e, é claro, em pouco tempo.
Nessa época, muitos elementos construtivos eram manufaturados. Hoje, casas pré-fabricadas são construídas com módulos produzidos em escala industrial. A montagem é simples e rápida, o que permite que a entrega seja feita em poucos dias.
De fato, alguns projetos de construção pré-fabricada fizeram história devido à rapidez com que foram concluídos. Com a construção modular, por exemplo, as estruturas podem ser erguidas em poucas horas pois já chegam prontas ao local, bastando apenas conectá-las.
Quer um exemplo? Uma casa construída em Montevallo, nos Estados Unidos, com três quartos, dois banheiros e duas salas foi erguida em exatas 3 horas, 26 minutos e 34 segundos – sendo que as paredes e o piso da casa foram pré-montados fora do local.
Fonte: Excel Media/Rex Feature
Construções maiores também se beneficiam do modelo pré-fabricado, é o caso do edifício comercial da Instacon construído no norte da Índia e finalizado em apenas 48 horas. Ao todo, cerca de 200 funcionários – entre operários, supervisores e engenheiros – trabalharam no local.
Os pisos foram finalizados no chão e içados com auxílio de gruas. Já as paredes chegaram prontas ao local da obra e erguidas com auxílio de pequenos guindastes. Segundo a construtora responsável pelo projeto, a estrutura se manterá intacta por mais de 600 anos.
Por quê? A construção é a prova de infiltrações e vazamentos. Também é capaz de resistir bravamente a fortes ventos e outros tipos de imprevistos e transtornos climáticos.
E o melhor de tudo: esses dois projetos exigiram pouca mão de obra e o gasto com material foi bastante reduzido. Parte das estruturas utilizadas foram fabricadas em aço, fibra de vidro ou concreto e outras unem diferentes tipos de materiais.
Inúmeros tipos de projetos podem ser realizados a partir de elementos pré-fabricados, como casas, galpões, prédios, centros de saúde, escolas e centros comerciais.
Existe diferença entre construção pré-fabricada e pré-moldada?
As construções pré-fabricadas e pré-moldadas tornam as edificações muito mais eficientes. Como dissemos, de fato, países como os Estados Unidos, Alemanha e China utilizam essa tecnologia há anos principalmente para reduzir o tempo e o custo da obra.
Sinônimo de off-site, que significa fora do canteiro, tanto a construção pré-fabricada quanto a pré-moldada usam sistemas produzidos em fábricas. Como exemplo, podemos citar o concreto pré-moldado, o steel frame e o wood frame.
Esses dois sistemas, portanto, podem ser classificados como industriais. Porém, em alguns casos, o projeto sai da fábrica quase pronto: basta montar. Já em outros, levam mais tempo até serem finalizados e entregues aos clientes.
Quais são os tipos de construção pré-fabricada?
A principal característica de um projeto modular é o fato das estruturas serem montadas com módulos que já chegam prontos ao local da obra, onde é feito o encaixe.
O projeto também permite optar por diferentes acabamentos, que oferecem conforto e bem-estar aos ocupantes. A montagem é limpa, ágil e não há desperdício de material. Também não é necessário quebrar as paredes para instalações e nem fazer moldes para construir os pilares. Confira a seguir algumas vantagens!
Controle de qualidade
Os módulos utilizados nesse tipo de construção são finalizados no parque fabril. Depois que toda a estrutura é montada, as peças passam por uma bateria de testes e caso seja necessário, são feitos ajustes. Esse controle de qualidade garante a durabilidade e a beleza da construção.
Ventilação e iluminação
Mesmo considerando projetos com capacidade de instalação de recursos como o ar condicionado, a ventilação e a iluminação natural são aspectos fundamentais de uma construção pré-fabricada. Além de propiciar maior conforto aos moradores, essa solução reduz o consumo de energia e o maior aproveitamento dos recursos naturais.
Custo fixo
Construções convencionais tem custo bastante variável já que o material utilizado pode mudar muito entre uma entrega e outra. Além disso, até o mau tempo pode influenciar no avanço da obra.
Já a construção modular tem custo fixo, previsto no início do projeto de acordo com as dimensões, layout, acabamento e quantidade de peças utilizadas. Além disso, o valor e o preço da montagem também podem ser previstos antes mesmo das obras começarem.
Personalização
Uma construção pré-fabricada modular é quase um quebra-cabeça. Isso permite pensar em diferentes layouts, tamanhos e formas de utilização.
Por exemplo, empresas podem adicionar uma ou mais salas, vestiários ou banheiros rapidamente para atender a uma demanda específica. Além disso, dependendo do caso, pode usar as estruturas em outro local – desmontando peças e as remontando conforme a sua necessidade.
Aparência
Uma construção pré-fabricada chega montada ao destino. No entanto, pode receber qualquer tipo de acabamento ou materiais de apoio – isso a deixará mais bonita e confortável.
Dá para manter uma aparência modular ou modificar o projeto para que fique menos industrial, depende do objetivo de cada cliente.
Por conta dessa versatilidade, muitas vezes não dá para saber se uma construção é ou não pré-fabricada. A fachada, por exemplo, pode receber madeira, pedra, gesso, entre outros materiais.
Como você deve ter percebido, nem toda casa pré-fabricada é de aço. Diferentes sistemas construtivos podem ter essa classificação. Entre eles, vale destacar:
1. Construção pré-fabricada de madeira
O sistema de construção pré-fabricada que utiliza madeira é chamado de “wood frame“. Esse tipo de edificação evita desperdícios e já elimina inúmeras etapas do processo construtivo, como por exemplo a necessidade de quebrar as paredes para passar as tubulações. Além disso, como as paredes são estruturais não é preciso construir vigas.
Os perfis geralmente são feitos de madeira de reflorestamento e o fechamento é feito com painéis de OSB, sigla de Oriented Strand Board, que significa Painel de Tiras de Madeira Orientadas, ou drywall.
Embora o material seja bastante leve, uma casa de wood frame é considerada resistente e durável. Além disso, como a carga é distribuída por toda a parede e não em pontos concentrados, a construção se mostra bem estável.
Assim, em locais onde há chance de oscilação do solo, por exemplo, o risco de ruptura de uma casa de wood frame é bem menor que das casas de alvenaria, rígidas e sem estrutura para resistir a qualquer movimentação. Por isso, esse sistema é muito utilizado em países como Canadá e os Estados Unidos.
Para melhorar o desempenho termoacústico, é preciso revestir as paredes com materiais isolantes como lã de vidro e EPS.
2. Construção pré-fabricada com painéis de aço
Compostos por perfis de aço galvanizado, os projetos que utilizam painéis de aço, chamados de “steel frame”, são leves e contam com bom isolamento termoacústico.
O fechamento pode ser feito com placas de cimento, drywall ou madeira.
A construção é rápida e limpa, pois gera poucos resíduos, exige mão de obra especializada e é indicada para a construção de estruturas que não projetam muitos andares.
3. Construção pré-fabricada de alvenaria
Também dá para construir casas pré-fabricadas de alvenaria. Nesse caso, são utilizadas chapas de concreto pré-moldadas.
Nesse tipo de construção, assim como nas casas de alvenaria, o terreno precisa ser devidamente preparado.
Tudo é dividido em duas partes: as peças são produzidas na fábrica e depois transportadas até o local da obra, onde são montadas de acordo com o projeto. O fechamento é feito com drywall ou com placas de cimento.
As chapas podem ser montadas de diferentes formas: lado a lado ou umas sobre as outras, de modo a criar construções com mais de um andar. Assim, dá para personalizar o projeto de acordo com a necessidade de cada cliente.
4. Construção pré-fabricada com container
Utilizado para transportar cargas por via marítima ou terrestre, os contêineres também podem ser usados em projetos de construção comercial.
Esse tipo de construção visa reaproveitar materiais e tem uma pegada mais sustentável já que o material utilizado é reaproveitado, evitando o descarte e a poluição do meio ambiente.
Outra característica desse método é a sua versatilidade. Toda a construção pode ser desmontada e remontada em outro espaço de maneira rápida e simples. Além disso, a estrutura pode ser ampliada, adicionando novos containers ao projeto original.
A fundação é mais simples que a de uma construção de alvenaria. Dependendo das condições do terreno, a estrutura pode, simplesmente, ser apoiada em blocos de concreto. Em seguida, basta instalar a parte elétrica e hidráulica.
Um lugar feito com containers pode receber diferentes acabamentos, como madeira, gesso, pedra ou tinta. Além disso, o espaço pode receber acabamento termoacústico, o que o deixará mais confortável. Na hora de decorar, é preciso dimensionar bem os móveis para não comprometer a circulação.
O ideal é optar por móveis modulares ou por peças multifuncionais, que sirvam como mesa de centro, banco ou apoio de pés, por exemplo.
Porém, é importante lembrar que após a atualização da NR-18, por motivos de segurança, o uso de containers marítimos para habitação foi proibido.
Além disso, eles também não podem mais ser utilizados como alojamentos, vestiários e escritórios, ou seja, a presença humana está proibida nesses espaços.
5. Construção 3D com módulos habitáveis isotérmicos
Neste tipo de projeto, geralmente, uma equipe técnica formada por analistas e arquitetos acompanha todas as etapas, desde a produção do protótipo 3D até a entrega final.
É possível aumentar a performance da entrega de construções e, ao mesmo tempo, reduzir os custos! Além dos custos serem reduzidos em relação à construção civil padrão, não é necessário mobilizar campo de obra e a previsibilidade de gastos é maior, pois o desperdício é menor.
Os painéis isotérmicos impedem a passagem de calor e mantém a temperatura do ambiente interno sem alterações – o que aumenta o conforto para quem habita e reduz os gastos de energia com ar-condicionado ou aquecedor.
A construção modular é mais sustentável, pois usa menos insumos e água. Ou seja, é ideal para resolver os problemas de quem precisa de uma solução de construção rápida, de qualidade e, principalmente, customizável.
Como é a manutenção de uma construção pré-fabricada?
Uma construção pré-fabricada exige pouca manutenção. No entanto, como em qualquer outro tipo de edificação, é indicado estar atento às manutenções preventivas, como garantir que a pintura externa seja refeita caso comece a descascar.
E se for preciso reparar a parte elétrica e hidráulica? Nesse caso, dependendo do tipo de acabamento, basta cortar a parede e trocar as peças danificadas. O próximo passo é recolocar a estrutura com uma cola específica e pintar.
Desta forma, as peças com defeito podem ser substituídas facilmente ao mover a parede. Depois, basta recolocar as estruturas e refazer os acabamentos.
Já a manutenção da construção pré-fabricada de concreto é semelhante à das casas de alvenaria. É preciso quebrar todo o local do vazamento, substituir as peças e reparar o que foi quebrado. Ou seja, não existem segredos quando o assunto é a manutenção desse tipo de construção.
Vale destacar que a construção a partir de pré-fabricados exige licenciamento ambiental e autorização de construção dos órgãos responsáveis. Além disso, a construção precisa ser supervisionada por um engenheiro civil e deve contar com um projeto técnico, elétrico e hidráulico.
É fundamental que os módulos sejam montados por profissionais altamente especializados, fornecidos pela empresa que os fabrica. Assim, tudo ficará pronto bem rapidinho e sem complicações!
Gostou de saber mais sobre os tipos de construção pré-fabricada? Então, que tal aproveitar para descobrir qual é o método de construção mais barato?