O que é Indústria 4.0 na construção civil? Descubra!

O que é Indústria 4.0 na construção civil? Descubra!

A indústria 4.0 na construção civil é marcada pela substituição dos métodos que se apoiam nas habilidades dos operários por processos automatizados ou industriais.

Parte integrante da quarta revolução industrial, a indústria 4.0 é reconhecida pela melhoria dos processos iniciados durante a terceira etapa, na qual se destacam a adoção de computadores, os sistemas de automação alimentados por dados e o machine learning, ou aprendizado de máquina.

O avanço tecnológico do setor da construção civil contribui para o aumento da produtividade e para a implantação de soluções que tornam o trabalho mais ágil e seguro para todos os envolvidos.

Ao implementar esse conceito, as empresas se tornam mais competitivas, cortam custos e conseguem oferecer soluções de habitação  mais confortáveis e modernas.

Quer entender melhor sobre o assunto? A seguir explicaremos o que é a indústria 4.0 na construção civil e quais são as vantagens dessa evolução. Vamos lá? Acompanhe!

O que é indústria 4.0 na construção civil?

O que é indústria 4.0 na construção civil?

O avanço tecnológico impulsionado pela internet e pela automação industrial é a base da chamada quarta Revolução Industrial.

A substituição de processos manufaturados e industriais pelos robóticos se mostra cada vez mais relevante, o que consolida o conceito da indústria 4.0.

Alguns setores da economia estão mais avançados quanto a esse tema. Na indústria automotiva, por exemplo, os veículos já são totalmente montados por robôs que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. O processo é controlado e ajustado com frequência por engenheiros e técnicos para garantir a qualidade e a melhoria contínua do produto final.

A construção civil também se destaca nesse cenário. Embora ainda não seja possível construir casas ou prédios inteiros apenas com robôs, os métodos construtivos utilizados aumentam a qualidade e a eficiência de um projeto.

Os reforços tecnológicos também facilitam a gestão, reduzem o tempo da construção e o desperdício de material.

O que viabilizou essa evolução?

O aumento da capacidade de processamento dos computadores e a imensa quantidade de dados informatizados viabilizaram o surgimento da indústria 4.0 na construção civil.

A industrialização passou pelas seguintes fases:

1ª Revolução Industrial

1ª Revolução Industrial

Essa etapa foi marcada pela utilização de máquinas movidas a vapor. Assim, diversos setores da economia, como o têxtil e o alimentício, passaram a empregar um grande número de operários e dobraram a sua produção em poucos meses. 

2ª Revolução Industrial

Nessa fase, a industrialização se expandiu por vários países da Europa, garantindo o crescimento de inúmeros setores da economia. A criação de diferentes máquinas e equipamentos movidos a energia elétrica foi o grande destaque da 2ª revolução industrial.

3ª Revolução Industrial

O que marcou a 3ª Revolução Industrial foi a automação da produção. Assim, fábricas de diversos países passaram a produzir diferentes itens de consumo, desde sapatos até itens de higiene pessoal.

4ª Revolução Industrial

Já a 4ª Revolução Industrial é reconhecida pelos sistemas que monitoram a matéria-prima, a produção e a distribuição dos itens produzidos. Com a internet das coisas, diferentes sistemas passaram a se comunicar entre si, melhorando a eficiência das mais diversas indústrias.

Quais são os impactos da indústria 4.0 na construção civil?

A implantação de novas tecnologias no ramo da construção civil gera muitos benefícios para o setor, do planejamento até a gestão de obras. Entre essas vantagens, vale destacar:

Garantia de qualidade

A indústria 4.0 na construção civil aumenta a qualidade das entregas, garantindo que as empresas se destaquem no segmento no qual atuam.

Ao utilizar um software de gestão, por exemplo, fica fácil acompanhar o cronograma de entrega de materiais, a disponibilidade dos profissionais e o andamento da construção. Além disso, esse tipo de ferramenta ajuda a controlar gastos e a identificar gargalos que podem atrasar a finalização do projeto.

Um software de gestão eficiente também ajuda a criar e a gerenciar o orçamento. Ao identificar e reduzir falhas, é possível aumentar a qualidade das construções e garantir que os trabalhadores operem em um ambiente mais seguro.

Aumento da Produtividade

A implantação de novas tecnologias na construção civil implica no aumento da produtividade. Ao automatizar etapas, os gestores têm mais tempo para acompanhar a obra mais de perto, o que aumenta a qualidade e gera melhores resultados.

A melhoria contínua de processos também evita erros ou retrabalhos, o que reduz o tempo do projeto. Já a centralização de informações garante melhores decisões e facilita a gestão do cronograma. Isso aumenta as chances de conclusão no prazo previsto.

Identificação de melhores oportunidades

Ao coletar um grande volume de dados, a indústria 4.0 na construção civil informa a hora de dar manutenção em máquinas e equipamentos e facilita a análise de dados para identificar padrões e insights.

Assim, as construtoras podem otimizar suas operações mais rapidamente, focando no que realmente precisa ser melhorado. Quer um exemplo? Ao usar dados e sensores em seus equipamentos, uma empresa do setor de mineração identificou uma falha durante o processo de lixiviação.

Ao corrigir o problema, a empresa passou a faturar 3,7% a mais. A economia gerada foi de US $20 milhões por ano.

Otimização da gestão

Cada etapa de um projeto de construção gera muitos dados e nem sempre é fácil interpretá-los corretamente. A indústria 4.0 na construção civil centraliza as informações, facilitando a visualização por meio de gráficos e planilhas.

Assim, fica mais simples analisar os dados e utilizá-los de modo a facilitar o cumprimento dos objetivos estratégicos da empresa. 

Acessibilidade e diferencial

Tanto as grandes como as pequenas empresas podem conquistar um diferencial competitivo ao apostar nos recursos da indústria 4.0 na construção civil.

Na construção modular, por exemplo, empresas se consolidam no mercado oferecendo aos clientes moradias confortáveis, duráveis e construídas em pouquíssimo tempo.

Esse método construtivo também garante previsibilidade, boa performance operacional e o aumento da produtividade, o que se traduz em uma maior lucratividade.

Aumento da competitividade

Combinados, os benefícios da indústria 4.0 na construção civil melhoram a qualidade das edificações e tornam o setor mais competitivo.

O aumento da produtividade ajuda a reduzir custos, além disso, construções de alto nível atraem novos clientes e colaboram para a expansão dos negócios.

Como as tecnologias da indústria 4.0 na construção civil são acessíveis, o setor se torna mais competitivo. 

Quais pontos merecem atenção?

Embora a indústria 4.0 na construção civil traga inúmeros benefícios para o setor, alguns pontos devem ser considerados.

As empresas que atuam no setor devem investir na formação dos colaboradores para garantir a expansão dos negócios e aproveitar todo o potencial que a industrialização da construção apresenta.

Além disso, o setor da construção civil é bastante resistente a mudanças. De fato, o processo de construção tradicional é praticamente todo artesanal e depende excessivamente das habilidades de diversos operários que estão no canteiro de obras.

Para que o processo se torne eficiente e industrial, todas as partes de uma construção precisam ser produzidas em fábricas e apenas montadas no local definido.

Quais os principais métodos construtivos utilizados na indústria 4.0?

Os métodos mais utilizados na indústria 4.0 na construção civil, são: 

Construção Modular

O destaque da indústria 4.0 na construção civil é a construção modular.

Como o nome sugere, o processo utiliza módulos fabricados em um parque industrial e montados no local da edificação de acordo com as especificações do projeto. A estrutura pode ser de aço, concreto, madeira ou fibra de vidro.

No entanto, os módulos de aço são os mais utilizados devido a sua flexibilidade e rapidez de produção. Escritórios, ​​​casas de luxo, construções populares, hospitais, escolas, centros comerciais e até aeroportos podem ser montados com essa tecnologia.

Diferente dos projetos que começam do zero, os​ módulos podem ser montados sem que seja necessária​​ a implantação de fundações tradicionais no terreno. Além disso, as partes da edificação podem ser montadas simultaneamente, sem a necessidade de finalizar uma para começar a outra.

Esse controle de processos reduz o tempo de construção e o orçamento final, o que torna a arquitetura modular bastante atrativa – tanto para o uso comercial quanto residencial. 

Quais são as vantagens da construção modular?

A indústria 4.0 na construção civil exige a implementação de técnicas competitivas, que agregam valor ao projeto.

Nesse contexto, a construção modular se destaca por apresentar um alto padrão de qualidade conquistado pela produção em ambiente fechado e controlado. Além disso, todo processo é supervisionado e testado antes da entrega e montagem.

A construção modular também é marcada pela sustentabilidade. Diferente dos projetos tradicionais, não há desperdício de material e nem a produção de entulho. Além disso, há baixa demanda de mão de obra, já que as estruturas já chegam prontas no local, bastando montá-las.

Esse tipo de projeto é bastante flexível já que é possível expandir a construção facilmente, conectando-a a um ou mais módulos.

Outra vantagem é que, dependendo do projeto, é possível mudar a estrutura do local. Basta desmontar os módulos e montá-los novamente. Assim, se uma empresa construída com módulos precisar mudar de lugar não haverá necessidade de investimentos extra porque a estrutura física continuará a mesma.

Como dissemos, a montagem é feita in loco segundo as especificações do projeto arquitetônico. As instalações de gás, esgoto e água são embutidas, eliminando a necessidade de quebrar paredes.

Entre os benefícios da construção modular podemos citar também o isolamento térmico e acústico.

A construção modular, portanto, eleva a qualidade e pode ser utilizada em projetos populares ou sofisticados, conquistando novos consumidores e agregando credibilidade junto aos que apoiam a indústria 4.0 na construção civil.

Steel Frame

Steel frame ou light steel frame, é um sistema composto por perfis de aço galvanizado. Para fechar a estrutura podem ser utilizadas placas de diferentes materiais como OSB (Oriented Strand Board), cimento, drywall ou alumínio composto.

Quando comparado a uma construção de alvenaria, a planta de aço galvanizado apresenta ganho de área. Isso se deve ao fato das paredes serem mais finas que as de tijolos ou blocos de concreto.

Outra vantagem do steel frame é a leveza e a durabilidade. Além disso, as estruturas são sustentáveis, construídas com matéria-prima reciclada e com pouca utilização de água. 

Wood Frame

Esse sistema surgiu nos Estados Unidos no início do século XIX. Naquela época, uma grande parte da população migrou para a costa oeste, incentivando as empresas a construírem casas da forma mais rápida possível.

A madeira foi o material escolhido por estar amplamente disponível na região. No wood frame a construção é feita com perfis desse material, proveniente de reflorestamento. Já as paredes são de chapas de OSB ou de madeira autoclavada.

No Brasil, o sistema é utilizado há alguns anos, no entanto, ainda não conseguiu grande destaque devido à tradição das obras de alvenaria e a falta de uma norma específica para esse tipo de construção. 
Como você viu, a indústria 4.0 na construção civil traz alguns desafios para o setor, como a necessidade de qualificação dos profissionais que irão executar o projeto. No entanto, essa tendência é muito positiva, pois gera inúmeros benefícios, como a redução do tempo de construção e aumento da qualidade das construções.

Agora você já sabe o que é a indústria 4.0 na construção civil e por que apostar nessa tendência, aproveite para saber mais sobre os benefícios do planejamento de obras!

Conteúdos relacionados:

Esse site usa cookies


Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.