O que é arquitetura modular? Saiba por que investir!

O que é arquitetura modular? Saiba por que investir!

A arquitetura modular é projetada de forma em que as partes da construção são fabricadas na indústria e transportadas em módulos diretamente para o local de edificação.

Após chegarem ao destino final, os módulos são conectados entre si de acordo com o planejamento, dando “vida” à construção. Nesse processo, podem ser utilizados diferentes materiais e tecnologias para a construção de casas, empresas e espaços públicos.

O principal objetivo da arquitetura modular é solucionar problemas como o tempo de obra e o desperdício de materiais. Além disso, reduzir os gastos com matéria-prima e com mão de obra e garantir a construção de espaços bem acabados e funcionais.

O transporte e a montagem dos módulos no local da obra é muito mais fácil e rápido que as construções tradicionais.

A seguir explicaremos melhor esse modelo construtivo e mostraremos quais são as suas vantagens. Vamos lá? Continue a leitura do post!

O que é arquitetura modular? 

A arquitetura modular é um método construtivo que permite a montagem de casas, comércios, fábricas e diversos outros tipos de empreendimentos a partir de módulos pré-fabricados.

O sistema é composto, portanto, por elementos segmentados, que podem ser utilizados em conjunto para compor edificações de um ou de vários pavimentos.

Associada a leveza e a adaptabilidade, a arquitetura modular une peças que podem ser retiradas ou adicionadas sem afetar o restante da edificação. 

Como a arquitetura modular surgiu?

Como a arquitetura modular surgiu?

As construções modulares moveram parte do processo construtivo do canteiro de obras para as fábricas.

Muitos países, como Cingapura, Austrália e Reino Unido, apostam nessa tecnologia para atender à escassez de moradia e driblar a falta de mão de obra.

Já a Suécia e as demais nações nórdicas constroem 90% das casas residenciais com tecnologia modular para garantir o bem-estar dos ocupantes e conservar os recursos naturais da região.

Esse método construtivo, no entanto, não é novo. Soluções modulares surgiram por volta do ano 34 D.C. quando o exército romano levou para a Grã-Bretanha construções pré-fabricadas que seriam usadas como centro de comando, enfermaria e dormitório.

O Japão já utiliza peças fabricadas para montar casas e também móveis há pelo menos mil anos.

No entanto, a Segunda Guerra Mundial deu um fôlego novo à arquitetura modular. Com o fim do conflito, o método passou a ser utilizado para construir casas de maior qualidade para os grupos mais vulneráveis da população.

Fábricas recém-criadas também passaram a utilizar essa metodologia para construir moradias para operários, diretores e para a equipe técnica que acabara de se mudar.

A arquitetura modular também passou a ser utilizada para construir escolas, postos médicos, lojas e restaurantes utilizados para dar suporte aos novos moradores.

A ideia era garantir que as construções não fossem padronizadas e nem repetitivas, isso levou as empresas que atuam no setor a apostarem na personalização de cada projeto.

Assim, a arquitetura modular passou a tomar conta do mercado, sendo aplicada não apenas na construção de casas e centros comerciais, mas também em prédios residenciais.

Exemplos de arquitetura modular

A cidade de Montreal foi pioneira na criação de habitações modulares. Em 1967, um prédio residencial surgia no centro da cidade, exibindo 15 tipos de habitações diferentes, com jardins e terraços projetados sobre áreas vazias.

Cada espaço era único e contava com salas, quartos, cozinhas e banheiros. Seis elevadores davam acesso aos diferentes andares. A pré-fabricação dos módulos utilizados no projeto ocorreu em uma fábrica construída especificamente para esse fim.

Outro exemplo é a Nakagin Capsule Tower, construção de 13 andares considerada um dos primeiros exemplos de arquitetura plug-in do mundo. O projeto é composto por 140 cápsulas pré-fabricadas, cada uma medindo 2,3m x 3,8m x 2,1m e conectadas umas às outras por quatro parafusos de alta tensão.

As cápsulas com pequenas salas de estar ou escritórios com banheiros, do tamanho dos de aviões, foram entregues no local já equipadas.

Em 2007, os proprietários resolveram reformar o edifício. A solução encontrada foi substituir as peças por outras mais modernas, que seriam conectadas umas às outras. O projeto previa ainda que os móveis fossem integrados a casa de modo a evitar quebras ou destruição por terremotos ou inundações.

O Torten Estate, uma construção em forma de cubo encomendada pelo município de Dessau, é uma das primeiras construções modulares alemãs. As paredes de suporte eram feitas de blocos pré-fabricados e baratos.

Todos os componentes estruturais foram pré-fabricados em uma indústria, transportados até o local da construção e colocados na posição correta por um guindaste.

O prédio pré-fabricado mais alto do mundo é o Avenue South Residences, em Cingapura. Com conclusão prevista para o início de 2022, as duas torres de 56 andares ficam localizadas em uma avenida repleta de árvores e cercada por prédios históricos.

O projeto preserva os espaços verdes e oferece aos moradores um ambiente comunitário inclusivo, é considerado um oásis no meio da cidade. Caracterizadas por linhas simples e retas, as torres abrigam terraços e amplas janelas que criam conexão visual com a natureza.

O projeto presta uma homenagem ao patrimônio histórico da cidade ao mesmo tempo em que presenteia os moradores com habitações modernas, futuristas e ecologicamente conscientes. O complexo serve ainda como uma porta de entrada para a rede de corredores ferroviários adjacentes.

Os demais edifícios preservados da região também foram conectados à estação de trem, incentivando o uso de meios de transporte sustentável pelos moradores.

O processo construtivo utiliza módulos fabricados fora do local da obra, exigindo apenas o alinhamento e a montagem no local da construção. Além disso, cada unidade será personalizada de acordo com as necessidades de cada morador.

Por que investir na arquitetura modular? 

Por que investir na arquitetura modular? 

Ferramentas digitais tornaram a arquitetura modular mais ágil. Geralmente, o projeto e a construção são estruturados e digitalizados por meio da Modelagem da Informação da Construção (BIM), fornecendo uma representação precisa e integrada ao longo do seu ciclo de vida.

Assim, diferentes atores multidisciplinares podem trabalhar em conjunto em cada projeto. Além disso, o cliente pode verificar o andamento da construção ao acompanhar o cronograma do projeto liberado pelos responsáveis antes do início da montagem.

Outro ponto importante da arquitetura modular é a facilidade de personalização. Assim, cada projeto pode ser desenvolvido para atender as necessidades únicas de cada cliente. Além disso, o custo é incrivelmente reduzido quando comparado aos projetos tradicionais. 

Flexibilidade

Por meio da arquitetura modular é possível alcançar resultados surpreendentes tanto nos pequenos projetos quanto nas construções de grande porte. Isso ocorre porque os módulos podem ser projetados para atender a diferentes objetivos.

Essas possíveis variações em altura são muito utilizadas para ampliar edificações, que assim passam a contar com uma área extra para abrigar uma academia, um escritório ou mesmo novos membros da família.

Assim, sempre que um cliente precisar ampliar a arquitetura modular considera montar ambientes integrados ao primeiro.  A solução permite ainda criar varandas ou mezaninos.  

Eliminação de erros

Como a arquitetura modular utiliza partes ou edificações inteiras construídas em uma fábrica, não há muito espaço para falhas ou erros humanos, como acontece na construção tradicional.

Além disso, as dificuldades meteorológicas e as condições do local não afetam tanto a construção, já que a maioria das operações são substituídas por processos de fabricação eficientes.

Como o processo é centralizado, a construção modular é mais rápida, segura e requer menos esforço de coordenação que a convencional. Isso resulta em mais produtividade e no melhor controle de qualidade.

Um dos principais benefícios desse método, portanto, é permitir um processo construtivo controlado, preciso e confiável, com menos retrabalho.

A centralização do processo também se traduz na diminuição da poluição sonora e do fluxo de veículos, reduzindo custos e minimizando a emissão de gases do efeito estufa.

Mobilidade 

Quanto à mobilidade, a arquitetura modular se mostra muito superior aos demais métodos construtivos, principalmente, ao considerar os gastos indiretos ao construir em áreas pouco habitadas.

Uma emissora de TV, por exemplo, ao optar pela construção modular pode transmitir as partidas de um campeonato de onde estiver, utilizando todos os equipamentos que garantem a qualidade do programa.

Quando a temporada acabar, basta desmontar o estúdio e levá-lo para onde for preciso.
A estação pode ser direcionada para inúmeros locais, em diversos estados do país. 

Como a arquitetura modular é utilizada? 

A arquitetura modular pode ser utilizada em diferentes cenários. Em casos de desastres naturais, por exemplo, essa tecnologia pode ser usada para montar abrigos temporários, espaços de assistência ou casas para a população em geral.

Foi o que aconteceu no Chile. O país optou por utilizar módulos pré-fabricados para garantir que os alunos não ficassem sem aula após o terremoto que atingiu várias cidades em fevereiro de 2010.

Os módulos foram utilizados para construir salas de aula e áreas de convivência para abrigar um grande número de estudantes. Como as edificações são sustentáveis e cumprem as condições básicas de infraestrutura do processo de aprendizagem, passaram a ser utilizadas em várias cidades chilenas.

Na Europa, também é muito comum utilizar módulos em emergências. Como você sabe, a região mediterrânea está exposta a situações de risco, especialmente sísmico.

Durante as tragédias, as construções modulares são empregadas como postos médicos e abrigos temporários. Passado o período mais conturbado, as estruturas são utilizadas por quem perdeu a moradia.

Os módulos também são configurados como salas de aula, escritórios e organizações de serviços sociais, podendo ainda abrigar órgãos do governo.

Outra vantagem do sistema, é que ele pode ser colocado sobre qualquer tipo de piso. O terreno pode ser de concreto, como um estacionamento ou o solo natural, desde que devidamente compactado.

A arquitetura modular também pode ser utilizada na montagem de fábricas para a indústria automobilística e aeronáutica, por exemplo. Nesses espaços, os módulos podem ser montados para criar plantas inteligentes que facilitam a produção em série.

Caso seja necessário, a construção pode ser ampliada. Basta conectar mais módulos à estrutura original. Assim, o projeto terá design diferenciado e baixo custo.

Além disso, toda a montagem será feita com baixa produção de entulho e com baixíssimo desperdício de material. 

Variedade de materiais 

A construção modular aposta na utilização de materiais de alto desempenho, leves, sustentáveis e econômicos.

Também permite a utilização de diferentes materiais de revestimento, como placas de madeira, piso cerâmico, alumínio ou vidro duplo.

É possível apostar em projetos com paredes acústicas para reforçar o conforto. Além de durável, os materiais oferecem opções ilimitadas de acabamento para todos os gostos.

Outro revestimento bastante utilizado é o gesso, que pode ser aplicado nas paredes e tetos como acabamento.

Além disso, a construção pode utilizar tecnologia de captação da luz solar e materiais que maximizem o rendimento térmico. A estrutura de aço permite ainda a montagem com equipamento de ar-condicionado ou de captação e tratamento da água da chuva.

Com os mais altos padrões de qualidade, os projetos de arquitetura modular oferecem aos ocupantes um espaço único, adaptável, minimamente invasivo, durável e esteticamente agradável.

Bom isolamento térmico 

Outra vantagem da arquitetura modular é o bom isolamento térmico.

Mesmo as cidades frias podem optar por módulos fabricados com revestimento externo para paredes e pisos. Essa camada de isolamento térmico tem material e espessura definidos caso a caso, conforme as necessidades de cada cliente.

Um sistema construtivo temporário, por exemplo, a matéria-prima utilizada deve ser de fácil manipulação e transporte. Nesse caso, o ideal é apostar em materiais como aço. Materiais como concreto leve também podem ser utilizados como revestimento, pois são facilmente removíveis e montados a seco.

A arquitetura modular surgiu da necessidade de executar projetos de forma mais rápida para atender a diferentes grupos sociais.  Esse tipo de construção também permite a criação de espaços funcionais e de ambientes colaborativos, com orçamentos enxutos.

Outra vantagem da arquitetura modular é que a solução pode ser utilizada em áreas afastadas dos grandes centros urbanos, já que o transporte e a montagem dos módulos é simples e rápida.

A mão de obra utilizada também costuma ser menor que as dos projetos tradicionais, mesmo em grandes construções, como hotéis, aeroportos e centros de saúde.

Vale observar que à medida que os edifícios passam a ser construídos de forma mais rápida, barata e sustentável, mais pessoas e empresas podem ter acesso a ambientes de alta qualidade.

Com inovações construtivas e com a utilização de diferentes materiais, o processo criativo permite que os clientes tenham acesso a uma variedade de opções de design personalizáveis. Assim dá para criar projetos que se adaptem a diferentes requisitos.

Migrar o processo construtivo do canteiro de obras para a indústria garante, portanto, que as moradias atendam com mais precisão às necessidades e demandas em constante mudança da população global.

Isso é especialmente animador quando consideramos que a população mundial atingirá a marca de 2 bilhões de pessoas até 2050.

Portanto, é essencial continuar explorando soluções off-site diversificadas e inovadoras, em um esforço para contribuir para um mundo mais sustentável e criativo – e, assim, avançar para uma arquitetura que contribua para a qualidade de vida global.

Agora que você já sabe por que investir na arquitetura modular, que tal aproveitar para descobrir qual é o método de construção mais barato?

Conteúdos relacionados:

Esse site usa cookies


Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.