9 motivos para aderir a construção modular no Brasil

9 motivos para aderir a construção modular no Brasil

Segundo um estudo recente, o mercado mundial da construção modular deve crescer 107,9 bilhões de dólares até 2025. Um incentivo e tanto para quem quer apostar no setor, certo?

Essa técnica, no entanto, não é inédita. Construir utilizando módulos pré-fabricados é um método usado desde a antiguidade clássica. O que mudou foi o processo logístico e os métodos de montagem, que se modernizaram muito nos últimos anos.

Além disso, as técnicas da construção modular no Brasil passaram a contar com recursos que aumentam a segurança dos operários, reduzem a geração de resíduos, melhoram o conforto dos habitantes e tornam os projetos mais econômicos e bem mais ágeis.

Quer entender esse assunto melhor? A seguir, explicaremos as vantagens da construção modular no Brasil e por que você deve apostar nessa tendência! Vamos lá? Acompanhe!

Por que aderir a construção modular no Brasil?

Por que aderir a construção modular no Brasil?

A construção modular é uma técnica que utiliza módulos produzidos em ambiente controlado ou pré-fabricados para montar casas, empresas, comércios e muito mais no local da obra. Em geral, essas estruturas são de aço, mas também podem ser feitas de madeira, concreto ou fibra de vidro.

Diferentes projetos podem ser implementados com essa metodologia, para reduzir o cronograma e os custos associados à mão de obra e materiais de construção.

Esse método permite ainda criar projetos de diferentes estilos que atendem às mais diversas funções. A versatilidade, portanto, é outro ponto positivo da construção modular no Brasil.

Quais as origens da construção modular?

Não se sabe, exatamente, a origem da construção modular. No entanto, diversas civilizações antigas já usavam essa tecnologia para projetar casas mais modernas e reduzir o tempo de obra.

Na Grécia antiga, por exemplo, uma única coluna era utilizada como molde para várias outras. Esse mesmo método era usado para construir telhados, vigas, pontes e até escadas. Já na arquitetura japonesa as casas eram montadas com cômodos pré-fabricados feitos de esteiras, bambu e papel de arroz. Tudo isso representa o modelo de construção modular 2D, ou seja, as paredes e pilares são pré-fabricados em outro local, diferente da instalação final.

Na era moderna, o trabalho da arquiteta Matila Ghyka, da seção áurea, passou a ser usado como referência para a atual arquitetura modular e teve suas ideias replicadas por inúmeros colegas de profissão, como André Lurçat.

Lurçat propôs inúmeras mudanças no traçado original, muitas delas utilizadas até hoje, como a proporção dos módulos e a montagem. Essas ideias tornaram-se um ponto central da reconstrução francesa do pós-guerra, quando os arquitetos passaram a se destacar por sua relevância em meio a mudanças no processo de produção de edifícios.

Qual a diferença entre a construção modular e a tradicional?

Na realidade, projetos totalmente tradicionais são raros. A maioria das construções modernas tende a unir o melhor dos dois mundos, levando os arquitetos a criarem projetos funcionais, bonitos e confortáveis que atendam as demandas específicas de cada cliente.

Vale destacar que a arquitetura tradicional vem abraçando cada vez mais a modular, já que ambas criam espaços nos quais os elementos funcionais são o grande destaque dos mais diferentes espaços. 

E construção Offsite? O que é?

Construção offsite, modular ou industrial são termos sinônimos e se referem a utilização de módulos fabricados fora do canteiro, sendo necessário apenas arma-los no local de destino. 

Construção modular no Brasil: quais projetos podem se beneficiar dessa tecnologia?

A rapidez e a economia de recursos oferecida pela construção modular a tornam um atrativo para diferentes projetos.

Espaços como lojas, hotéis, galpões e refeitórios, antes construídos por meio de métodos tradicionais, agora podem ser feitos com módulos que substituem o tijolo e o cimento com bastante eficiência.

Veja, a seguir, alguns exemplos de projetos de construção modular no Brasil:

Casas populares


Casas populares

Projetar casas capazes de atender a diferentes necessidades e reduzir os custos de edificação são os maiores benefícios da construção modular. Esses projetos priorizam o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores, além de reduzir a necessidade de mão de obra e o tempo de conclusão.

E quando a casa precisar de espaço extra? Basta planejar a construção de forma em que acoplar um ou mais módulos ao projeto inicial seja possível, assim será fácil criar mais quartos, banheiros e salas caso necessário. 

Casas luxuosas


Casas luxuosas

Seu projeto é mais requintado? Módulos pré-fabricados podem ser utilizados para construir casas extravagantes, que garantem o design e o conforto dos moradores mais exigentes.

O melhor de tudo é que os módulos podem ser customizados para contar com acabamentos diferenciados como mármore ou porcelanato. Também podem exibir texturas e cores atraentes e ousadas, conforme as especificações de cada projeto.

Escolas

Escolas montadas com módulos pré-fabricados contam com recursos como banheiros, vestiários, laboratórios e salas de aula com isolamento termoacústico. Assim, os alunos e professores têm bastante conforto para desempenhar todas as suas atividades.

Além disso, caso seja necessário a estrutura pode ser ampliada, reduzida e até mesmo ser transferida para outro local para atender a uma demanda específica.

Hotéis e pousadas

Pousadas e hotéis podem ser erguidos rapidamente com a construção modular e até mesmo em espaços onde a construção tradicional se mostraria pouco viável.

Essa técnica atende aos mais diversos tipos de projetos e pode ser utilizada na construção de chalés, pousadas ou hotéis.

A construção modular no Brasil também pode ser utilizada para criar refeitórios, banheiros, saunas e as mais diversas áreas de lazer desses espaços, garantindo uma grande redução de custos quando comparado a um hotel construído de forma convencional.

Além disso, um hotel modular proporciona espaços diferenciados aos hóspedes de modo a atender aos mais variados perfis.

Lojas e centros comerciais

Lojas, shoppings e centros comerciais construídos com módulos são eficientes e podem contar com design moderno e criativo. Todas as acomodações contam com estruturas básicas que permitem adaptações de layout para atender as necessidades de cada projeto e mudanças de direção.

Dependendo do contexto, também dá para expandir a construção, caso a loja precise de um estoque maior ou de mais provadores, por exemplo. 

Por que aderir a construção modular no Brasil?

A construção modular no Brasil oferece diversas vantagens para quem deseja construir ou reformar. Confira a seguir alguns dos principais benefícios!

 1. Menos poluição ambiental

A instalação de módulos gera pouco impacto ambiental pois não há necessidade de construir estruturas como alicerces, paredes convencionais e lajes. Assim, o local onde a estrutura será montada é mais limpo e organizado que em projetos tradicionais.

Projetos modulares preservam o relevo e não impactam no solo, preservando a vegetação natural. A permeabilidade é preservada, assim como os lençóis freáticos e os mananciais. Isso porque o projeto não exige fundações, apenas sapatas e suportes de apoio.

Também há redução da poluição sonora e do ar, já que o número de caminhões que circulam no entorno descarregando materiais e operários que trabalham nesse tipo de projeto é menor. Além disso, projetos modulares são construídos com materiais duráveis e resistentes, o que garante que a construção dure e possa ser utilizada por muitos e muitos anos. 

2. Redução de acidentes

Como demandam menos mão de obra, a construção modular no Brasil produz um ambiente mais seguro e com melhores condições de trabalho. Isso, é claro, reduz os riscos de acidentes. 

3. Previsibilidade

A construção modular no Brasil dialoga com ferramentas BIM, (Building Information Modeling) que criam modelos virtuais com as informações técnicas da edificação. Essa solução ajuda a avaliar as instalações elétricas, mecânicas e hidráulicas para garantir que funcionem perfeitamente bem, conforme as especificações do projeto.

Ferramentas BIM também auxiliam a criar projetos mais eficientes, que tenham custo reduzido e sejam mais rentáveis para o construtor. 

4. Rapidez 

A construção modular no Brasil pode ser concluída rapidamente já que dispensa inúmeras etapas que ocorrem no canteiro de obras, como a preparação de concreto, construção de paredes e alicerces.

Não é necessário esperar por condições adequadas e nem pelo material já que os módulos chegam prontos ao terreno, basta conectá-las à rede elétrica e hidráulica. Assim, o mau tempo e outras adversidades comuns não interferem na finalização.

De fato, uma construção modular costuma ser mais rápida que as convencionais já que as estruturas chegam prontas para a instalação no local da montagem. 

5. Praticidade na construção

Até mesmo construções complexas e com muitos cômodos podem ser finalizadas em poucos dias quando se opta pela construção modular no Brasil.

E o melhor: as estruturas podem sair da linha de produção diretamente para a montagem. Nesse caso, basta instalar os acabamentos e decorar. A fachada também precisa ser finalizada com a aplicação de materiais específicos para revestimento.

Já em uma construção tradicional é necessário montar todo um aparato para cada etapa da obra. 


6. Isolamento térmico

Além de reduzir o tempo de obra, projetos modulares oferecem grande conforto aos moradores já que conta com isolamento térmico.

De fato, os materiais utilizados na construção das paredes internas melhoram o isolamento acústico e são a prova de fogo.

Isso significa que as estruturas modulares desses projetos são extremamente herméticas, o que garante sua eficiência. Isso, é claro, se traduz em contas de energia mais baratas devido a diminuição do uso do ar-condicionado e de ventiladores elétricos.

Fácil manutenção


7. Fácil manutenção

Os módulos são fáceis de limpar e exigem baixa manutenção, que podem ser feitas em intervalos de três a seis anos, dependendo do uso. Para aumentar a durabilidade, é importante polir, pintar ou aplicar produtos específicos para cada superfície.

Como exemplo de construção modular, podemos destacar uma extensão do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, concluída em 2003. Com uma capacidade para 11 milhões de passageiros por ano e uma área de 230.000 metros quadrados, o complexo foi construído em poucos meses.

Autor: Kevin PERROTTET

Autor: Kevin PERROTTET

O seu design modular projetado para lidar com condições de tráfego constantes contempla as linhas viárias locais já que estradas e viadutos se encontram e convergem no centro do terminal, com duas estruturas de cada lado.

Os módulos localizados no pátio do aeroporto formam quatro edifícios estreitos de 60 metros de largura, onde os viajantes podem ver as aeronaves quando se aproximam da construção. Todas as peças são cobertas por estruturas geométricas que dão grande destaque à construção.

8. Facilidade na logística dos materiais

A vantagem logística da construção modular no Brasil também merece destaque. Como você sabe, em uma construção tradicional são feitas várias entregas de diferentes materiais e, além dos preços oscilarem muito de uma entrega para outra, isso pode ocasionar a paralisação da obra devido a falta de matéria-prima.

Já com a construção modular as estruturas chegam todas de uma vez no local, basta conectá-las. Adeus, preocupações e atrasos!

Um ponto que merece destaque é que a construção modular no Brasil reduz o desperdício de material, tão comum nos projetos tradicionais. Além disso, não é preciso preocupar-se com a qualidade dos tijolos ou do cimento e nem em comprar materiais de menos ou em excesso.

9. Projetos personalizados

Outra vantagem da construção modular é o design sob medida, o que significa que os projetos são feitos por demanda, ou seja, especificamente para atender as necessidades de cada cliente.

Além disso, a entrega também pode ser dimensionada para se adequar aos requisitos de espaço e orçamento.

Como você viu, a construção modular oferece muitas vantagens competitivas, reduzindo os custos e o tempo de execução. Além disso, permite aumentar ou reduzir estruturas sempre que preciso e até mesmo operar de forma provisória em um determinado local, para atender ao aumento de uma demanda específica.

O projeto também pode ser customizado para atender as mudanças e prioridades, o que pode dar uma cara nova e modernizar o empreendimento.

A arquitetura modular ainda permite substituir ou adicionar qualquer módulo sem afetar o resto do sistema. Isso significa que um número infinito de projetos e formas arquitetônicas podem ser criados com um simples conjunto de módulos.
Gostou desse conteúdo sobre construção modular no Brasil? Então, que tal aproveitar para descobrir todas as vantagens que a
Opus oferece para o seu projeto de construção ou reforma!

Conteúdos relacionados:

Esse site usa cookies


Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.