Quer ideias criativas para construção de casas baratas? Confira!

Quer ideias criativas para construção de casas baratas? Confira!

Está em busca de ideias criativas para construção de casas baratas? Saiba que a escolha dos materiais e do método utilizado impactam diretamente no custo, no tempo de construção e na mão de obra que será empregada.

Portanto, quem quer reduzir os gastos e agilizar a construção pode apostar em materiais pouco convencionais, como chapas de aço, bambu e módulos pré-fabricados, que permitem concluir projetos simples ou luxuosos em pouquíssimo tempo e com uma variedade estética muito interessante.

A seguir daremos mais dicas para quem busca aliar qualidade e economia, sem abrir mão da beleza e do conforto. Continue a leitura do post!

17 Ideias criativas para construção de casas baratas

Crédito: Engenharia 360

17 Ideias criativas para construção de casas baratas

1. Casa de Earth Bags

Earth bags, em tradução literal, significa “sacos de terra” e certamente faz parte da lista de ideias criativas para construção de casas.

Nesse método construtivo, os sacos de terra são empilhados para formar toda a edificação. A ideia não é nova: durante a Primeira Guerra, os soldados utilizavam essa estratégia para construir paredes, módulos habitáveis e até mesmo fortes.

Além de terra, os sacos de polipropileno podem ser enchidos com areia, cimento, pó de brita, cascalho ou lascas de madeira. Para alinhar as peças, basta utilizar madeira e arame farpado. Depois de finalizar a construção, as superfícies podem ser revestidas com cimento ou concreto e pintadas. 

2. Casa com paredes de Drywall

O drywall é feito a partir de estruturas de aço galvanizado cobertas por placas de gesso que podem substituir o tijolo e o cimento.

Esse sistema construtivo limpo e econômico pode ser utilizado nas paredes internas da casa. Além disso, por ser bem mais leve que as construções de alvenaria, permite a redução da carga das estruturas.

A manutenção da casa também se torna mais simples, já que não é necessário destruir toda a parede para trocar o encanamento, por exemplo, dando atenção apenas à parte danificada.

Outra vantagem é a flexibilidade: as paredes de drywall se ajustam a qualquer layout com a vantagem de ter a execução rápida.

Se você está em busca de ideias criativas para construção de casas, vale a pena apostar!

Casa de Bambu

Crédito: Hypeness

3. Casa de Bambu

Muito utilizado na montagem de móveis e peças de decoração, o bambu é uma planta de crescimento rápido.

A espécie conhecida como moso, por exemplo, só precisa de cinco anos para alcançar a altura máxima e adquirir a resistência necessária para ser utilizada nos mais diversos projetos. Já as mudas atingem 12 metros em poucos meses.

Na construção de casas, deve-se priorizar as espécies mais duráveis e que sejam resistentes ao ataque de fungos e insetos. Além disso, o material deve passar pelo processo de cura, que é a retirada do excesso de seiva.

O bambu pode ser utilizado na construção de paredes internas e externas, telhados, forros e pisos. 

4. Casa de Blocos de Concreto

Casas construídas com blocos de concreto dispensam o uso de elementos estruturais, o que reduz o custo da obra.

Como, em muitos casos, não é preciso dar acabamento, a construção fica com um ar industrial.

Outra vantagem desse material é que, por ser maior que os similares, a construção é finalizada em menos tempo. Além disso, os blocos de concreto são autoportantes, ou seja, dispensam a construção de vigas e pilares.

Casa com Chapa Metálica

Crédito: Homify

5. Casa com Chapa Metálica

Muito utilizada na construção de indústrias e de telhados, a chapa metálica também pode ser empregada em projetos de casas.

A mão de obra é reduzida e há menor uso de materiais de construção, como concreto e tijolos. Com design moderno e arrojado, tem o tempo de obra reduzido já que as chapas chegam prontas ao local.

Para você ter uma ideia, uma casa de chapa metálica leva, aproximadamente, uma semana para ser concluída. Já um projeto de alvenaria com as mesmas dimensões pode levar mais de dois meses para ser finalizado.

A estrutura metálica também se destaca por garantir melhor aproveitamento do espaço. Isso acontece porque esse sistema possibilita a criação de vãos bastante amplos e paredes que ocupam pouco espaço na construção.

Outra vantagem que deve ser levada em conta por quem busca ideias criativas para construção de casas é que um projeto de chapas metálicas oferece conforto térmico aos moradores.

6. Casa com Cobogó

O cobogó é um material de construção muito conhecido e utilizado pelos brasileiros que buscam ideias criativas para construção de casas.

Protege do sol ao mesmo tempo que permite a circulação do ar, por isso é ideal para construções localizadas em cidades com temperaturas elevadas. Além disso, é capaz de formar diferentes desenhos e pode ser utilizado como divisórias, paredes ou como revestimento de ambientes semi-abertos.

Casa com Granilite

Crédito: Vivadecora

7. Casa com Granilite

O granilite é um material acessível e resistente, muito utilizado nas construções da década de 1940. É composto de cimento, calcário e plásticos de alta densidade o que o torna muito durável, por isso é considerado um material com bom custo benefício.

Pode ser polido ou fulget. A versão polida, como o nome indica, é lisa e brilhante. Como é escorregadia, deve ser evitada nas áreas molhadas da casa.

Já a versão fulget é mais natural e apresenta algumas pedrinhas na sua composição. Encontrado em diferentes cores, como o rosa, o branco e o cinza, pode ser utilizado como piso, revestimento externo ou como bancadas de banheiros ou cozinhas. 

8. Casa de Madeira Aparente

Quem busca por ideias criativas para construção de casas baratas pode apostar em projetos de madeira aparente.

O material tem ótimo desempenho termo-acústico, é durável e bastante resistente. Além disso, pode ser utilizado tanto na estrutura como no acabamento da edificação.

Uma casa de madeira aparente tem ótimo custo-benefício. De fato, esse tipo de construção é mais barata que a de alvenaria. Isso porque há pouca utilização de cimento, concreto e tijolos – materiais utilizados somente na fundação.

Além disso, a madeira se destaca por sua beleza atemporal e por oferecer aos moradores uma sensação de aconchego. Também é uma boa opção para projetos rústicos em áreas mais afastadas da cidade.

Casa de Madeira de Demolição

Crédito: ArchDaily

9. Casa de Madeira de Demolição

Entre as ideias criativas para construção de casas baratas, as de madeira de demolição merecem destaque – já que o material pode ser garimpado em depósitos de materiais usados e em construções abandonadas.

Permite a construção de casas cheias de estilo e amigas do meio ambiente.

Além disso, projetos de madeira de demolição têm bom desempenho térmico, ou seja, a temperatura permanece agradável tanto no inverno quanto no verão. Se o material for tratado de maneira adequada, a construção pode durar por muitos anos.

Quer uma construção sustentável? Então, aposte em ideias criativas para construção de casas com madeira de demolição!

Casa Modular

10. Casa Modular

Uma das ideias criativas mais utilizadas é a construção modular. Essa metodologia permite construir uma variedade de estruturas, como residências, comércios, hotéis, escolas e até mesmo hospitais.

É um método construtivo sustentável que utiliza módulos feitos em uma fábrica, transportados um a um e montados no local.

Feitos de aço, têm grande resistência e podem ser encaixados de diferentes formas. O acabamento é totalmente customizável, ou seja, se ajusta às mais diferentes necessidades e projetos.

Benefícios da construção modular

Esse tipo de construção é uma tendência mundial. De fato, acredita-se que a construção de casas modulares cresça mais de US $50 bilhões até 2025. Entre os benefícios desse tipo de construção, vale destacar:

Economia

Como dissemos, a construção modular é muito mais barata que uma de alvenaria, além disso, todo o gasto pode ser previsto no início do projeto.

A construção modular também reduz a perda de material – já que não há sobras e desperdícios, nem a necessidade de reposição de itens.

Rapidez

Entre as ideias criativas para construção de casas, a modular é ideal para quem quer reduzir o tempo de finalização. Os módulos chegam prontos ao local da construção e a montagem é simples e rápida. 

Exclusividade

A construção modular permite a personalização e a criação de projetos ousados. Isso é possível porque, embora os módulos sigam alguns padrões de fabricação, os acabamentos, a montagem e a arquitetura são totalmente customizáveis.

Assim, as peças podem contar com diversos tipos de acabamentos, como madeira, cerâmica e até de vidro. Tudo isso sem impactar o orçamento da construção, já que todos os materiais utilizados são previstos desde o início do projeto. 

Sustentabilidade

Diferente de um projeto de alvenaria – que produz entulhos e permite que materiais de construção sejam espalhados pelo terreno – na construção modular, como dissemos, as peças já chegam prontas ao local de montagem – reduzindo a perda de material e a necessidade de mão de obra, já que poucos operários são necessários para a finalização.

Tudo isso reduz o impacto ambiental da obra e extingue a necessidade de demolição durante a manutenção. De fato, caso algum componente hidráulico ou elétrico dê defeito, basta substituí-lo, sem a necessidade de quebrar paredes inteiras.

Mas não para por aí. Dependendo do projeto, se o proprietário precisar se mudar, a casa pode ser realocada, com perda mínima de material. Ou seja, você nunca precisará demolir uma casa modular.

Desta forma, além de economizar matéria-prima, mão de obra e reduzir o tempo de construção, as casas modulares podem ser reaproveitadas inúmeras vezes.

O projeto também pode contar com um sistema de captação e tratamento da água das chuvas, painéis fotovoltaicos e isolamento térmico. Assim, essa é uma das ideias criativas para construção de casas mais sustentáveis. 

11. Casa com OSB

O OSB (Oriented Strand Board) é feito com sobras de madeira, por isso também é uma das ideias para construção de casas para quem busca um material sustentável.

É simples de instalar e pode ser utilizado na construção de paredes internas, forros ou revestimentos. Também pode ser aplicado na vedação de lajes e pisos, pois funciona como um bom isolante térmico.

Casa com Paletes de Madeira

Crédito: Revista Casa e Jardim

12. Casa com Paletes de Madeira

Quer reduzir os danos ambientais? Então, uma casa de paletes de madeira é uma boa escolha. O material pode ser aplicado como divisória, piso ou revestimento, dando ao projeto um toque rústico encantador.

Além disso, os paletes podem ser utilizados para criação de inúmeras peças de mobiliário, como mesas, cadeiras e ilhas, o que torna o seu uso ainda mais interessante.

13. Casa de Pneus e Terra Batida

A combinação de materiais também é uma boa opção para quem busca ideias criativas para construção de casas.

A casa de pneus e terra batida é uma solução sustentável que dá vida nova a esses materiais e permite construir paredes bastante resistentes e duráveis.

Para quem gosta do estilo, saiba que esse tipo de construção é extremamente barata, no entanto, pode ser bastante difícil compactar a terra. Além disso, erguer os pneus para construir as paredes requer máquinas e equipamentos adequados.

14. Casa com Telha Metálica

Entre as ideias criativas para construção de casas, vale ressaltar os projetos com telhas metálicas. Elas podem ser de inox, mais caras, ou de alumínio, menos resistentes e mais baratas.

Na parte interna das casas, o fechamento pode ser feito com telhas de alumínio. Já no jardim, nas áreas úmidas e nas paredes externas o ideal é usar as telhas metálicas de aço inox. O material pode ser pintado de diferentes cores e ser finalizado com diferentes texturas. No entanto, quando a pintura é feita com rolo compressor o resultado fica melhor.

Casa com Tijolos Aparentes

Crédito: ArchDaily

15. Casa com Tijolos Aparentes

A fundação e a estrutura causam um grande impacto no orçamento das obras tradicionais. Utilizar materiais mais baratos, portanto, é fundamental para reduzir custos.

Como já dissemos, os blocos de alvenaria aparente autoportantes sustentam o peso da construção, sem a necessidade de recorrer a estruturas complementares. Funcionam como peças de mobiliário, como mesas e cadeiras, que sustentam o próprio peso sem usar fundações como apoio.

Já o bloco cerâmico dispensa os acabamentos e a pintura externa. Além disso, pode ser utilizado de formas criativas, basta mudar a posição da montagem para deixar o projeto mais bonito e sofisticado.

16. Casa de Tijolos de Adobe

Casas de tijolos de adobe são uma aposta para quem busca ideias criativas para construção de casas sustentáveis.

O adobe é um dos materiais de construção mais utilizados no mundo e é feito com fibras naturais, como palha e esterco de gado, terra crua e água. As peças são moldadas artesanalmente e cozidas ao sol.

Em locais secos e quentes, podem ser fabricados no próprio local da construção. Além disso, reduz o impacto ambiental causado pela extração de terra. 

17. Casa com Vergalhões

Como você sabe, os vergalhões são utilizados na construção de lajes e de outras estruturas de concreto.

No entanto, como é durável e resistente, também pode ser utilizado para criar diferentes elementos, como pórticos, revestimentos e paredes verdes, dando sustentação às plantas.

Como você viu, quem quer ideias criativas para construção de casas pode utilizar diferentes materiais de baixo custo.  A criatividade faz com que diferentes elementos possam ser utilizados dentro e fora da casa, criando espaços de convivência convidativos, bonitos e confortáveis.
Gostou deste artigo sobre ideias criativas para construção de casas baratas? Então, que tal aproveitar para descobrir quais são os tipos de construção pré-fabricada!

Conteúdos relacionados:

Esse site usa cookies


Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.