O que é uma construtech? Conheça o modelo de negócio!

O que é uma construtech? Conheça o modelo de negócio!

Presente em inúmeras regiões do país, as construtechs são startups do setor da construção civil que têm o objetivo de transformar a forma de pensar os processos – como a estrutura organizacional, o gerenciamento e as edificações.

De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o setor cresceu 207% entre os anos de 2015 e 2019. Nesse período, o número de startups registradas no Brasil triplicou, saltando de 4.151 para 12.727.

Os modelos mais comuns são as startups que atuam no setor financeiro (as fintechs), na área de saúde (as healthtechs) e no setor da educação (as edtechs). As startups que desenvolvem software para empresas de diferentes setores também merecem destaque entre os negócios que mais cresceram nos últimos anos.

As construtechs representam uma boa fatia do setor e atuam tanto dentro como fora dos canteiros de obra. De fato, esses modelos de negócios se destacam por criar soluções que tornam a construção mais rápida, eliminam etapas e reduzem o desperdício. Um exemplo são os módulos habitáveis.

Também há ferramentas pensadas para o “time do escritório”. O objetivo é agilizar a gestão, o planejamento e o cronograma da obra. Ao melhorar os processos e reduzir o tempo de construção, uma construtech oferece benefícios reais, por isso, sua consolidação é essencial para o futuro do setor.

Quer entender melhor esse assunto? A seguir, explicaremos melhor o que é uma construtech. Vamos lá? Acompanhe!

O que é uma construtech?

O que é uma construtech?

Como dissemos, construtech é uma startup da área da construção civil e o objetivo desse modelo de negócios é inovar processos e oferecer serviços de qualidade de forma mais ágil que as empresas tradicionais.

Esse tipo de empresa visa, portanto, resolver problemas relacionados a atrasos, baixo rendimento e gestão insatisfatória. Afinal, ferramentas tecnológicas tornam a equipe mais eficiente, reduz o cronograma e proporciona a entrega de produtos com qualidade ao consumidor final.

Uma construtech pode atuar em diferentes pontos da cadeia construtiva, o que abrange empreiteiras, incorporadoras e até mesmo a produção de materiais de construção, como tijolos que captam energia solar.

Isso significa que as soluções tecnológicas propostas por uma construtech podem ser utilizadas tanto pelos consumidores finais quanto por quem trabalha em construtoras.

Segundo o Mapa de Construtechs e Proptechs Brasil 2020, o país conta com 702 startups que oferecem soluções para a construção civil. Isso representa um aumento de 180% em relação às empresas registradas em 2017 e 23% quando comparado ao ano de 2019.

O setor, portanto, está aquecido e soluções capazes de melhorar os mais diversos processos construtivos já são uma realidade!

As chamadas proptechs também se destacam entre as empresas registradas nos últimos anos.

Qual a diferença entre construtech x proptech?

Ao pesquisar o que é construtech, você pode se deparar com a palavra proptech. Esses termos, no entanto, não são equivalentes.

Proptech descreve empresas que desenvolvem material, softwares, sensores ou hardwares para o setor da construção civil. O termo se popularizou nos Estados Unidos ao ser utilizado pelo MIPIM, o maior evento de corretores de imóveis do mundo.

Já a definição do que é uma construtech é mais simples, como você pôde ver, o termo se refere às startups que atuam em algum ponto da cadeia da construção civil.

Ou seja, tanto construtechs como proptechs atuam no mesmo mercado, mas em diferentes pontas. Entendeu o porquê da confusão?

Assim como as proptechs, as construtechs utilizam tecnologias como a internet das coisas e a inteligência artificial para tornar os processos operacionais e o atendimento ao público mais ágil e eficiente. Além disso, essas empresas permitem que o setor se torne mais lucrativo.

Além desses, vale conhecer alguns outros termos que se referem às startups que atuam no setor da construção. Contechs são empresas que oferecem soluções específicas para o canteiro de obra. O termo se tornou popular ao ser utilizado no ConTech Trio, um dos principais eventos de inovação do mercado americano.

Greentech é o termo utilizado para startups que apostam em soluções voltadas para a sustentabilidade. Já Infratech é designado para se referir a empresas que oferecem soluções relacionadas à infraestrutura pesada.

Como funciona uma construtech?

Como funciona uma construtech?

Além de saber o que é uma construtech, é importante saber como é o seu funcionamento, não é mesmo?

Essas startups agregam valor ao trabalho de diversas áreas da construção civil, oferecendo soluções que se ajustam às necessidades de cada empresa. Isso significa que diferentes procedimentos precisam ser modernizados para que as novas ferramentas sejam utilizadas de maneira adequada.

As soluções propostas devem ser implementadas de forma fluida e todos que as utilizarem precisam conhecer suas principais vantagens. Por isso, toda a equipe deve ser treinada e saber como o sistema implementado será útil para o negócio e como irá modernizar os processos do dia a dia.

Quais são os benefícios das construtechs brasileiras?

Para entender o que é uma construtech, é preciso saber quais soluções esse tipo startup oferece. 

Facilita a gestão da obra

A gestão de um projeto de construção ou reforma pode ser dividido em etapas:

Diário de obra

O diário de obra evita contratempos e ajuda a controlar a execução das etapas do projeto. Por isso, se você estudar a fundo o que é uma construtech verá que alguns negócios simplificaram e digitalizaram esse processo, permitindo que os responsáveis gerenciem tudo por meio de aplicativos. 

Gestão de tarefas

Melhorar o fluxo de informações no canteiro de obras é uma das tarefas mais importantes dos gestores. Além disso, é importante evitar que as informações que constam em planilhas e papéis se percam.

O que é uma construtech senão uma startup capaz de modernizar todos os procedimentos de uma construção? Assim, ferramentas que facilitam insights e centralizam as informações por meio de aplicativos ou softwares de gestão tornam a administração mais simples e eficiente.

Planejamento e controle

Outro ponto que merece destaque quando o assunto é o que é uma construtech é o acompanhamento da obra. Entre as ferramentas que facilitam esse processo podemos citar as plataformas que tornam possível acompanhar o andamento da obra de maneira remota por meio de fotografias e vídeos realizados no canteiro.

Outra solução é baseada nas linhas de balanço, técnica de planejamento e controle de prazos que permite gerenciar obras que têm padrões de repetição bastante claros.

Aumento da produtividade

A construção modular, por exemplo, permite que um projeto tenha desempenho superior se comparado aos métodos tradicionais. O início dessa cadeia de geração de valor começa no processo de fabricação das peças.

Isso ocorre porque os módulos são produzidos de acordo com as especificações de cada projeto, eliminando a necessidade de ajustes ou retrabalhos. Já a logística se baseia no modelo just in time, com o transporte e a montagem das peças no local da construção, que ocorre de forma semelhante a uma linha de produção.

Um dos resultados é a redução do tempo de construção e da mão de obra, o que se traduz em ganho financeiro e facilidade da gestão contratual.

Além disso, os módulos são construídos em um ambiente controlado, seguindo normas técnicas revisadas continuamente pelos profissionais responsáveis. Isso garante que as peças sejam fabricadas com foco na padronização e com excelentes propriedades quanto ao aspecto de qualidade.

Reduz a burocracia

Como você sabe, construir é um processo burocrático. No entanto, reduzir o tempo de emissão de alvarás é fundamental para que o projeto comece no dia previsto.

Isso significa que uma construtech que digitaliza todos os documentos e os processos de uma prefeitura, por exemplo, tornará esses procedimentos muito mais simples e ágil.

Além disso, reduzir a burocracia reduz o custo do imóvel. De fato, segundo uma pesquisa da CBIC e da ABRAINC a demora para começar uma construção pode tornar um projeto cerca de 12% mais caro.

Facilita a compra de materiais

Outra solução que merece destaque ao analisarmos as construtechs é a compra de materiais.

Algumas startups conectam fabricantes, vendedores e construtoras, facilitando o processo de cotação e a venda de materiais. Há também ferramentas que dão desconto para as empresas que compram grandes quantidades ou que encomendam produtos com antecedência.

Quais são as construtechs mais conhecidas no Brasil?

Quais são as construtechs mais conhecidas no Brasil?

Muitas startups que operam no setor de construção civil são bastante conhecidas. Talvez, você até tenha lido sobre elas ao pesquisar o que é uma construtech.

AutoDoc

A AutoDoc oferece soluções de gerenciamento de informações e análises técnicas de projetos de construção civil.

O que é uma construtech senão uma empresa que consegue aumentar a produtividade e dar agilidade aos processos essenciais da construção?

ConstructWeb

Oferece softwares para acompanhamento de obras. Além disso, essa startup disponibiliza soluções para orçamentos, gerenciamento de contratos e relatórios de segurança.

A ConstructWeb opera de forma integrada e compartilhada com os clientes, aumentando a transparência de todas as etapas da obra.

Gabster

A Gabster torna um projeto de construção, reforma ou decoração mais simples ao conectar diferentes elos da cadeia. Por meio da solução, dá para planejar os métodos que serão utilizados e como tornar o processo mais produtivo.

Além disso, permite montar um cronograma de obra. Interessante esse assunto sobre o que é uma construtech, não é mesmo?

Neogyp

A Neogyp oferece peças de gesso que podem substituir paredes sem a necessidade de construir pilares ou vigas, ou seja, o projeto contará apenas com paredes e lajes, o que torna a construção mais rápida e limpa.

Opus 

A Opus é uma construtech focada em construções modulares que permitem a execução de edificações em tempo recorde.

Fabricados sob medida e com materiais de alta qualidade, os módulos permitem montar diversos tipos de estruturas, como residências, clínicas médicas, escolas, comércios, hotéis e muito mais.

A empresa já fabricou mais de 90.000 m2 de módulos habitáveis para os setores da construção civil e mineração. Com sede na capital mineira, a Opus possui uma fábrica em Nova Lima (MG) e outra em Parauapebas (PA) e atende demandas em todo o país.

Prevision

As plataformas de gerenciamento de obras são uma forte tendência entre os que querem entender melhor o que é uma construtech.

Com a Prevision dá para planejar, gerenciar e acompanhar a obra em tempo real por meio de gráficos e informações detalhadas. Assim, fica fácil tomar decisões com mais rapidez e facilidade.

Agora você já sabe o que é uma construtech e quais são as soluções oferecidas por esse tipo de startup. Quem atua na área deve ficar atento a esse setor, já que existem soluções capazes de tornar o processo construtivo muito mais eficiente e lucrativo.

Focar nesse setor, portanto, é essencial para que uma construtora se mantenha relevante no mercado, se destaque da concorrência e se torne um exemplo de inovação e produtividade.

Gostou desse artigo sobre o que é uma construtech? Então, que tal aproveitar para descobrir quais são os tipos de construção pré-fabricada?

Conteúdos relacionados:

Esse site usa cookies


Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.