Por que a tecnologia modular se destaca no mercado? Descubra!

Por que a tecnologia modular se destaca no mercado? Descubra!

O mercado de construção modular experimentou um enorme crescimento nos últimos anos e, embora a construção modular represente atualmente um pequeno subconjunto da indústria de construção, o mercado continua crescendo à medida que a demanda aumenta.

Nunca houveram tantas pessoas recorrendo à pré-fabricação por sua eficiência, maior produtividade, segurança do trabalho e custos de construção mais baixos.

Além desses benefícios, a construção modular representa um grande avanço na sustentabilidade ambiental, incluindo excelentes oportunidades para o uso mais responsável de materiais de construção e projetos mais ecológicos.

Quer saber mais? Continue a leitura para conhecer sobre os benefícios da tecnologia modular e como ela funciona!

O que é a tecnologia modular de construção?

O que é a tecnologia modular de construção?

A construção modular é um processo que envolve construir edifícios pré-fabricados em fábricas externas e transportá-los para um local de trabalho para instalação.

Embora as estruturas modulares atendam aos mesmos códigos e regulamentos de construção que os edifícios tradicionais, elas consistem em unidades pré-fabricadas menores, chamadas de módulos, que são montadas após a chegada ao canteiro de obras.

Confira a seguir alguns detalhes!

Tipos de Edifícios Modulares

Tipos de Edifícios Modulares

Existem dois tipos comuns de edifícios modulares: permanentes e relocáveis. Embora ambos os tipos consistam em materiais pré-fabricados construídos fora do local, eles diferem em tamanho e aplicação e cada um serve a um propósito distinto.

Permanente

A construção modular permanente (PMC) envolve a construção de módulos pré-fabricados fora do local, entregando-os ao local de trabalho e montando-os para criar uma estrutura permanente.

Esses edifícios são altamente personalizáveis ​​e vêm em várias formas e tamanhos. Os profissionais podem usar o PMC para construir qualquer coisa, desde casas térreas até arranha-céus residenciais.

Relocável

Os edifícios modulares relocáveis ​​são únicos, pois podem ser movidos de um local para outro após a instalação inicial.

Profissionais montam parcial ou totalmente essas estruturas em uma instalação externa e as transportam para o canteiro de obras.

Como os edifícios relocáveis ​​são econômicos e fáceis de mover ou reaproveitar, eles são uma opção popular para escritórios de construção, escolas, instalações médicas e outras organizações que precisam de uma estrutura temporária.

Benefícios da construção por meio da tecnologia modular

Benefícios da construção por meio da tecnologia modular

Os edifícios modulares não apenas levam menos tempo para serem construídos, mas também oferecem muitas outras vantagens para as equipes de construção, proprietários de edifícios e meio ambiente.

Esses benefícios começam na fábrica e continuam ao longo da vida útil de um edifício.

1. Diminui os resíduos de construção

Os métodos tradicionais de construção geram milhões de toneladas de detritos todos os anos, enquanto a construção modular usa planejamento e medições precisas para reduzir o risco de erros e desperdício de materiais.

Vários módulos também são criados simultaneamente durante esse processo, de modo que qualquer material que seria descartado pode ser reutilizado para outros projetos na mesma instalação.

2. Usa materiais sustentáveis

Os edifícios modulares usam uma variedade de materiais sustentáveis, muitos dos quais são reciclados.

Materiais reaproveitados como madeira, aço e alumínio podem formar tapumes, esquadrias e telhados.

Algumas empresas de construção modular também usam materiais inovadores, como o oriented strand board (OSB) feito de madeira de crescimento rápido e de origem sustentável.

Profissionais de arquitetura e design modular estão ficando cada vez mais criativos com materiais sustentáveis ​​em seus edifícios.

3. Diminui o consumo de energia

Como a construção acontece em um ambiente de fábrica controlado, a produção de uma estrutura modular consome menos energia.

Durante a construção, o uso de energia é otimizado usando aprendizado de máquina para criar um processo de construção ambientalmente correto, e tempos de construção mais curtos resultam em menores gastos de energia no local.

Os profissionais também podem instalar painéis isolados estruturais em edifícios modulares para manter melhor a temperatura interna e reduzir a necessidade de aquecimento e ar condicionado.

4. Reduz as emissões

Quase a metade das emissões globais de carbono tem origem no campo da construção, muitas das quais resultam de materiais ineficientes e transporte de mão de obra.

Ao reduzir as viagens para o canteiro de obras e otimizar a entrega dos módulos, a construção modular pode reduzir as entregas totais para os canteiros de obras em até 90%, o que reduz bastante as emissões totais.

Além disso, muitos edifícios modulares são equipados com painéis solares para reduzir as emissões de carbono durante a vida útil do edifício. Uma configuração solar simples pode evitar toneladas de emissões de carbono anualmente.

5. Apresenta acessórios e acabamentos inteligentes

Os designs modulares modernos incluem uma série de recursos com foco ecológico, como iluminação LED regulável, aquecedores solares de água, sensores de ocupação, baterias para armazenamento de energia, janelas de vidro triplo e garagem elétrica.

Empresas inovadoras colocam os recursos ambientalmente sustentáveis ​​em primeiro lugar, usando materiais sem compostos orgânicos voláteis e tecnologia de fluxo de ar natural para criar designs mais saudáveis ​​para os seres humanos e o planeta.

6. Construído para durar

Os projetos de edifícios modulares têm uma vantagem distinta quando se trata de resiliência e longa vida útil, mas isso também pode ser verdade para muitos edifícios tradicionais.

Exclusivo para edifícios modulares é a facilidade com que eles podem ser desmontados – para serem reutilizados em outros locais e configurações ou reciclados para novos projetos.

Ao considerar a sustentabilidade de longo prazo, os edifícios modulares reutilizáveis ​​ajudam a reduzir os entulhos gerados pela demolição, que são responsáveis ​​por milhões de toneladas de resíduos por ano.

7. Melhora a segurança do trabalhador

Como grande parte do processo de construção ocorre em ambientes fechados em um ambiente controlado, a construção modular reduz muito o risco de quedas e outras lesões relacionadas ao trabalho.

Esta é uma vantagem importante em uma indústria atormentada por altas taxas de acidentes de trabalho e mortalidade. Menos trabalho no local protege os trabalhadores de condições climáticas perigosas, elimina perigos e reduz o risco de fadiga.

8. Reduz os custos do projeto

Tempos de construção mais curtos, menos custos de transporte e mão de obra e materiais mais baratos tornam a construção modular mais econômica do que os métodos tradicionais de construção.

À medida que a tecnologia continua avançando e o processo se torna mais eficiente, os proprietários de projetos podem até ver mais oportunidades para reduzir custos no futuro.

O futuro da construção modular

Graças à crescente demanda em assistência médica, habitação acessível e muitas indústrias comerciais, o mercado global de construção modular experimentará uma taxa de crescimento nos próximos anos.

A pré-fabricação permite processos de construção mais rápidos e econômicos, o que pode ajudar a aliviar a atual crise de habitação a preços acessíveis. A eficiência da construção modular pode ser necessária à medida que os canteiros de obras se adaptam às mudanças do setor após a pandemia de coronavírus.

A tecnologia de construção modular é uma solução poderosa para muitos desafios enfrentados pela indústria da construção atual, como altos custos e escassez de mão de obra.

É importante ressaltar, porém, que a construção modular também tem um efeito benéfico sobre os impactos ambientais da construção e incentiva projetos de construção que utilizam energia sustentável para um futuro melhor.

No geral, a tecnologia modular pode ser uma fonte vital de mudança na indústria – especialmente para nosso impacto no planeta – nos próximos anos.

Agora que você já sabe tudo sobre a tecnologia modular, que tal aproveitar para descobrir os motivos para aderir a construção modular no Brasil?

Conteúdos relacionados:

Esse site usa cookies


Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.