11 benefícios da construção rápida de escritório!

11 benefícios da construção rápida de escritório!

Quer saber um pouco mais sobre a construção rápida de escritório? Já pensou em utilizar módulos sustentáveis para isso?

Pois saiba que essa tecnologia oferece uma série de vantagens a quem vai construir ou reformar o escritório, como: a redução do tempo de conclusão, a possibilidade de expansão rápida do espaço e a baixa geração de resíduos.

Além disso, optar pela arquitetura modular para a construção rápida de escritório permite até mesmo mudar a empresa de lugar com bastante rapidez e reduzir os custos associados ao processo construtivo.

Quer entender melhor esse assunto? Então, continue com a gente. A seguir, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre os benefícios da construção rápida de escritório!

O que é a construção modular?

O que é a construção modular?

Como você sabe, na construção tradicional todas as matérias-primas são levadas do depósito para o canteiro de obra. Assim, tijolos, areia, cimento e materiais de acabamento são comprados e utilizados conforme a necessidade de cada projeto.

Já na construção modular, a maior parte do projeto é construída na indústria. Algumas empresas utilizam linhas de montagem robóticas altamente automatizadas que se assemelham a um parque automotivo.

A montagem do escritório pode ocorrer em qualquer lugar, seja em um bairro vizinho, em outra cidade, em outro estado e até mesmo em outro país.

Além disso, dá para utilizar os módulos para construir edificações simples ou de luxo. Mais recentemente, a tecnologia passou a ser empregada na construção de hotéis, escolas, hospitais, centros comerciais, entre outros.

Um dos maiores destaques da construção modular é que as estruturas saem da fábrica já prontas – com piso, parede e teto. Contam ainda com acabamento interno e diversos acessórios já instalados.

Quais são os exemplos de construção modular?

David H Koch Childcare Center

Fonte: DW Associates Architecture

David H Koch Childcare Center

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) precisava expandir as suas instalações para criar creches e escritórios para alguns professores. Como não dispunha de tempo, a universidade optou pela utilização de módulos de diferentes tamanhos.

A arquitetura do edifício remonta às raízes modernistas mas também abraça a arquitetura contemporânea. Assim, o projeto passou a incorporar recursos de design avançados. Por exemplo: monitores de vídeo integrados e gabinetes personalizados.

Conta ainda com vidros nas escadas para criar uma ilusão de espaço aberto e janelas de grandes dimensões para permitir a entrada da luz do sol.

Tudo isso foi realizado em 6 meses, desde a concepção do projeto até a inauguração do prédio. Além disso, o conforto e comodidade dos professores e alunos que ocupam a escola foram levados em consideração. As peças chegaram prontas ao campus onde foram montadas.

Greene Town Center

Fonte: Day to Daily News

Greene Town Center

Outro exemplo da construção modular rápida de escritório é o Greene Town Center (The Greene) em Beavercreek, Ohio. O espaço conta com lojas de luxo, restaurantes e apartamentos.

Os arquitetos do projeto se propuseram a erguer uma construção de 3 andares, com 52 unidades, acima de um andar de escritórios e lojas de varejo.

A tecnologia modular foi utilizada devido a escassez de mão de obra e do alto preço dos materiais de construção na região. A solução permitiu ainda que os inquilinos dos escritórios abrissem os negócios mais rapidamente e os moradores se mudassem antes do previsto.

Equity Residential

Fonte: The Registry

Equity Residential

Já o Equity Residential, conta com 444 apartamentos e 222 escritórios. O complexo fica na Califórnia e ocupa um grande quarteirão no centro da cidade. É o maior projeto modular já concluído nos Estados Unidos.

Depois de montados, os módulos foram foram içados por guindastes e colocados no lugar determinado pelo projeto. As estruturas foram construídas em Boise, Idaho, e entregues no local.

Uma fábrica satélite foi erguida próxima ao local da construção para instalar equipamentos elétricos e outros dispositivos solicitados pelos moradores.

Os apartamentos exibem diferentes layouts. Alguns contam com 2 quartos, sala, cozinha, copa e dois banheiros. Já os de cobertura têm um deck ao ar livre com vista para a Baía de São Francisco, para as montanhas de Santa Cruz e para o Vale do Silício.

Como funciona a construção modular?

A construção rápida de escritório pode ser feita com módulos pré-fabricados. Produzidos em uma indústria, os módulos são entregues e montados no local da construção, exatamente como em uma brincadeira com Lego.

Diferente do que acontece nas construções tradicionais, o processo é seco e limpo pois não há geração de resíduos e nem a utilização de água.

Para a construção rápida de escritório a empresa deve adquirir os módulos necessários para a montagem total da estrutura. No local, as peças são conectadas e ligadas a rede urbana de energia elétrica e de água. Como essas peças são feitas sob medida, não há erros de projeto, diferente do que ocorre na construção tradicional.

As peças podem ser conectadas de forma estruturada criando amplos espaços ou pequenas salas comerciais. A tecnologia também pode ser utilizada em projetos de climatização, instalações hidráulicas e elétricas. Espaços como banheiros podem ser entregues totalmente prontos, contando com vaso sanitário, pia e chuveiro.

Além de eliminar resíduos e reduzir a necessidade de mão de obra, é possível reduzir o tempo da construção e eliminar a necessidade de manter itens de reposição em estoque.

Quais são os benefícios da construção rápida de escritório?

Quais são os benefícios da construção rápida de escritório?

1. Não sofrer atrasos devido às mudanças climáticas

Como a construção dos módulos acontece em um ambiente controlado, as preocupações com atrasos devido às mudanças climáticas são eliminadas. Isso significa que tempestades, ventos fortes e o calor excessivo não impedem que a construção fique pronta no prazo.

Esse tipo de construção também proporciona melhores condições de trabalho aos colaboradores. Isso porque aspectos como segurança e conforto são uma das maiores preocupações das empresas do setor.

Além disso, como dissemos, os módulos chegam ao local da construção já equipados com pisos, balcões, instalações hidráulicas, elétricas e, dependendo do projeto, até eletrodomésticos. Permitindo que os trabalhadores operem com mais tranquilidade já que o processo de montagem é simples e prático.

2. Elimina a necessidade de armazenar materiais

Outra vantagem da construção modular envolve o armazenamento de materiais. Em cidades como São Paulo ou Curitiba, por exemplo, pode ser difícil armazenar materiais de construção no local da obra.

Isso causa desordem, retarda o trabalho e cria preocupações já que, além de tudo, os materiais podem ser roubados. A construção modular torna os canteiros de obra mais limpos e seguros, além de fornecer mais espaço para que os trabalhadores circulem livremente.

3. Processo rápido e fácil

A construção rápida de escritório é simples e fácil. Como dissemos, os módulos chegam prontos ao local, basta montá-los. Isso garante uma construção muito mais rápida do que a de alvenaria – e fiel ao cronograma de obra.

Como grande parte da produção é feita nas fábricas, o tempo é otimizado. Além disso, esse processo elimina erros e impacta diretamente na redução do prazo de entrega.

4. Redução de custos

Um dos maiores benefícios da construção rápida de escritório é a economia. De fato, construir uma empresa utilizando módulos é mais barato que utilizar métodos tradicionais, que usam materiais como tijolo e cimento.

Essa economia ocorre porque o custo dos módulos utilizados na construção de um escritório é calculado no dia da assinatura do contrato.

Os módulos são fabricados com máxima precisão e consomem apenas os materiais previstos no início do processo de fabricação. Além disso, como as peças são fabricadas em escala industrial e longe do canteiro, não há desperdício de material e nem necessidade de reposição.

A construção modular também elimina sobras, perdas e a necessidade de rever o orçamento devido ao aumento dos materiais de construção. Assim, dá para otimizar o tempo e garantir que o escritório comece a funcionar no prazo previsto.

5. Construção amiga do meio ambiente

A preocupação com o meio ambiente é a tônica de muitas empresas. De fato, muitas marcas buscam aliar energias renováveis a tecnologias que reduzem o desperdício de material.

Como dissemos, a construção rápida de escritório utiliza menos água e energia que os projetos tradicionais, o que torna essa tecnologia sustentável.

Outra vantagem da construção modular é que não há tráfego de caminhões no entorno da obra e a mão de obra é bastante reduzida. Isso diminui a poluição ambiental e sonora, o que garante o sossego.

Além disso, todas as peças fabricadas são utilizadas e depois que as estruturas estão prontas não há necessidade de quebrá-las para encaixar tubos, fios e conexões.

6. Flexibilidade

Outra vantagem da construção rápida de escritório? Os módulos podem ser reutilizados para criar novos espaços sempre que necessário. Basta desmontar e reorganizar as peças.

Além disso, dá para transportar os módulos para outro local. Nesse caso, a empresa não precisa arcar com os custos de uma nova construção e as atividades ficarão paralisadas por pouquíssimo tempo.

Expandir o escritório também é simples. Basta comprar mais módulos e conectá-los aos originais para criar salas de reunião, refeitórios ou varandas.

Também é possível dividir a construção em duas partes. Por exemplo, suponha que você tem uma empresa de construção. Nesse caso, alguns módulos podem ser utilizados como showroom e outros como escritório.

Caso seja necessário, as partes que compõem o apartamento decorado podem ser separadas da parte administrativa, o que facilita as vendas e garante a privacidade dos interessados.

Um exemplo é o hotel itinerante Flying Nest. Os módulos revestidos com materiais sustentáveis já foram transportados para diferentes cidades, inclusive em espaços bastante inacessíveis.

7. Durabilidade

Você sabia que as construções modulares são as mais indicadas para áreas sujeitas a terremotos? Isso porque as peças são muito resistentes.

Além de segura, esse tipo de construção é bastante durável e pode resistir até mais que as convencionais, pois são fabricadas em ambiente industrial com rígido controle de qualidade e rastreabilidade em todos os processos.

8. Conforto

A construção rápida de escritório com módulos oferece muito conforto aos ocupantes. Por quê? Além de planejada conforme as necessidades de cada negócio, a estrutura pode contar com aparelhos de ar-condicionado e revestimento térmico, por exemplo.

A acústica de um escritório modular também é melhor que a das construções tradicionais. Nestes espaços, o som se propaga pelas paredes, pelo chão e pelo teto. Já nas construções modulares, as estruturas podem ser protegidas contra a transferência de ruído.

9. Resistência ao fogo

Os módulos utilizados na construção modular são resistentes ao fogo. Além de garantir a segurança dos funcionários, isso evitará que a empresa tenha prejuízo financeiro já que o fogo não se propagará facilmente pelo ambiente.

Já as paredes e o teto de outros tipos de construção podem queimar completamente em apenas alguns minutos.

As construções de alvenaria são um pouco mais resistentes que a de madeira, mas isso não impede que o fogo se propague por todo o espaço em pouco tempo. Isso, claro, se traduz em um enorme risco para os funcionários e para o patrimônio da empresa.

10. Oferece uma vantagem competitiva ao seu negócio

Se você é dono de uma empresa, deve saber que os clientes começam a avaliar o seu negócio logo que abre as portas do seu escritório.

De fato, tanto o exterior como o interior da empresa podem criar uma boa ou uma má impressão ao cliente o que, fatalmente, pode afetar o seu negócio. Portanto, é necessário que seus escritórios sejam atraentes tanto por dentro quanto por fora.

No entanto, renovar ou ampliar a empresa pode levar muito tempo e consumir muito dinheiro. E o pior de tudo: pode paralisar as atividades. As construções modulares permitem expandir ou criar novos espaços em pouco tempo, sem impactar a rotina da empresa.

Além disso, os designs elegantes oferecidos por esse método darão a sua empresa uma vantagem competitiva e encantará seus clientes. Isso fará a sua empresa vender mais do que nunca e se destacar no mercado.

11. Menor risco de danos

Como você sabe, materiais de construção são roubados facilmente. Isso ocorre com mais frequência quando o canteiro de obras é deixado sem vigilância.

Por outro lado, ao optar por um escritório modular não há riscos dos materiais serem desviados. Isso porque as estruturas são montadas imediatamente após a entrega – evitando prejuízos.

Por ser um tipo de construção sustentável, essa tecnologia passou a ser utilizada em muitas cidades de diferentes países. Esse método construtivo também passou a ser empregado nos grandes centros urbanos por reduzir a poluição atmosférica e sonora, causar menos transtorno no entorno e não gerar resíduos e nem entulho.

A construção modular é um modelo construtivo normatizado. Os módulos são construídos de forma padronizada para montagem de escritórios, casas, espaços comerciais, hospitais ou até mesmo aeroportos.

Além disso, a produção segue um rígido controle de qualidade o que reduz o desperdício de material e elimina erros na montagem. Vale destacar ainda que a construção modular permite reformas mais rápidas.
Quem opta pela arquitetura modular conta ainda com outros benefícios como a redução do tempo e do custo da construção.

Gostou desse post sobre benefícios da construção rápida de escritório? Então, que tal aproveitar para descobrir qual é o método de construção mais barato?

Conteúdos relacionados:

Esse site usa cookies


Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.