Quais são os tipos de construção modular? Descubra agora!

Quais são os tipos de construção modular? Descubra agora!

Os diferentes tipos de construção modular são tendência da arquitetura. Muito comum na Europa, na Ásia e em áreas pouco habitadas do planeta, as construções modulares conquistaram o Brasil por conta de dois atrativos principais: rapidez da construção e previsibilidade do orçamento.

Além disso, as construções modulares oferecem conforto e bem-estar aos habitantes pois podem contar com inúmeros tipos de acabamentos e equipamentos, como aparelhos de ar-condicionado e aquecedores.

A seguir, explicaremos melhor quais são os tipos de construção modular e quais são as vantagens desse método. Vamos lá? Acompanhe!

Mas, afinal, o que é a construção modular?

Independente dos tipos de construção modular, são compostas por módulos pré-fabricados. Essas peças se acoplam para dar origem a uma estrutura completa com salas, quartos, cozinhas, banheiros e muito mais.

Construídos em fábricas, os módulos observam um rígido padrão de qualidade. Quando finalizados são transportados até o local de destino. As peças são então conectadas e ligadas a rede de energia elétrica e de esgoto.

É um tipo de habitação muito versátil pois as plantas podem ser expandidas para dar origem a novos ambientes, conforme a necessidade de cada morador. Além disso, a construção modular se adapta bem a diferentes tipos de terreno.

Como as casas modulares são construídas?

Como as casas modulares são construídas?

Os módulos usados na construção de edificações modulares são produzidos em uma fábrica, ou seja, em um ambiente totalmente controlado. Depois de prontas, as peças são transportadas para o local da montagem.

Esses módulos podem ser construídos como estruturas completas ou como subconjuntos.

A construção externa permite, portanto, a utilização de técnicas modernas para criar módulos pré-fabricados. Essas unidades podem ser montadas formando,diferentes configurações.

Estruturas modulares seguem padrões de qualidade iguais ou superiores às das construções tradicionais.

Alguns dos recursos presentes nos mais modernos tipos de construção modular são instalados antes dos módulos chegarem ao local da montagem, o que contribui para a otimização do projeto.

Quando os tipos de construção modular foram inventados?

Não há um consenso sobre a criação dos tipos de construção modular. Um dos primeiros registros, no entanto, data de 1830 quando John Manning, um carpinteiro londrino, resolveu construir uma casa para presentear o filho.

Os módulos foram feitos em Londres e, depois de prontos, transportados para a Austrália para serem montados.

Nesse mesmo período, esse método construtivo começou a ser utilizado nos Estados Unidos. Durante a corrida de ouro da Califórnia, módulos de madeira fabricados longe da cidade eram usados para construir prédios públicos e casas para os recém-chegados.

No entanto, os tipos de construção modular só se tornaram populares depois da Segunda Guerra Mundial.

De fato, a destruição das cidades obrigou as empresas de construção a pensarem em soluções que reduzissem o tempo de obra e oferecessem moradia de qualidade para a população. Além disso, havia pouco material disponível para a construção de casas tradicionais.

Com o passar dos anos, a técnica de construção modular foi melhorada e se expandiu para diferentes países.

Os tipos de construção modular são duráveis?

As construções modulares modernas são projetadas para durar tanto quanto uma de alvenaria.

De fato, edifícios que utilizam essa técnica construtiva podem durar por muitas décadas. Projetos como o hotel cápsula, que data no início do século passado, estão como novos ainda hoje.

Isso porque os módulos são fabricados com materiais de alta qualidade e passam por um rígido controle de qualidade e de segurança.

No entanto, como em qualquer construção, as estruturas modulares precisam de manutenção para prolongar sua vida útil e garantir que tudo funcione bem.

Quais são os tipos de construção modular?

Quais são os tipos de construção modular?

Construções modulares em madeira

Entre os tipos de construção modular, as de madeira merecem destaque. Esteticamente agradáveis, têm elevado valor ecológico pois costumam ser fabricadas com madeira de reflorestamento.

A madeira é um material orgânico que absorve a umidade do ar de forma natural. Além disso, previne doenças respiratórias, pois torna o ar mais limpo. No entanto, o custo desse material tende a ser elevado, o que pode tornar alguns projetos inviáveis.

Construção modular em betão

Construções modulares em betão são muito comuns em países da Europa, como Portugal e Espanha. Permite a execução de projetos robustos, versáteis e esteticamente agradáveis.

É uma opção mais económica que as construções tradicionais de alvenaria e requer menos tempo de construção.

Além disso, casas de bretão são muito eficientes do ponto de vista termo-acústico. Conta com uma estrutura sólida e firme, o que torna a construção resistente a catástrofes naturais, como furacões e terremotos.

Construção modular em aço

Módulos de aço podem ser utilizados na construção de casas, comércios, empresas, centros de saúde, escolas, hotéis e muito mais.

Além de contribuir para a diminuição do peso final da estrutura, o aço permite um tempo de construção muito inferior ao da média. Essa solução também oferece um nível de resistência sísmica superior ao de todos os outros tipos de construção. Por isso, os módulos de aço são muito utilizados em países como Japão e México.

No Brasil, a Opus também utiliza essa metodologia e é uma das principais referências do país quando o assunto é construção modular em aço!

Esse tipo de construção oferece muitas outras vantagens. Uma delas é o controle de gastos. Isso porque o custo dos diferentes tipos de construção modular de aço é determinado no início da obra, quando o layout é criado e o tipo de acabamento que será usado é definido.

Assim, não há risco de gastar duas vezes o orçamento inicial para que a construção fique pronta.

Outra vantagem é o conforto térmico e acústico. Isso porque os módulos podem ser revestidos com materiais isolantes. Assim, os ocupantes se sentirão mais confortáveis no interior dos módulos de aço do que em construções de alvenaria.

O isolamento também ajuda a economizar energia e protege os moradores de ruídos externos, como buzinas de ônibus e carros de som.

Tudo isso torna esse tipo de construção uma excelente opção para cidades muito frias, para cidades muito quentes ou para locais barulhentos demais.

Construções modulares em granito

A construção modular de granito é pouco comum no Brasil, diferente de países da Ásia.

Esse material de excelência permite a construção de prédios e residências duráveis e resistentes que oferecem muito conforto aos moradores. O material, no entanto, tem um custo pouco acessível o que o torna menos atrativo de forma geral.

Construção modular em concreto

Entre os tipos de construções modulares, as de concreto se destacam por focar na racionalização do projeto e da mão de obra.

A produção é composta por uma central de fabricação monitorada constantemente para garantir a qualidade e o peso adequado das peças produzidas. Esse controle também garante homogeneidade e otimização do material utilizado.

Também garante que o concreto produzido tenha sempre a mesma textura e aparência. A maior velocidade na entrega, o menor custo e a racionalização do canteiro torna esse sistema construtivo ideal para obras de grande porte.

Além de tudo isso, os tipos de construção modular permitem a execução de projetos de diferentes categorias. Veja alguns exemplos:

Construção modular básica

Estruturas básicas contam com apenas um andar e poucos cômodos, geralmente sala, quarto, cozinha e banheiro.

O projeto pode ser finalizado em poucas horas e pode ter estilo industrial ou contemporâneo. Como os módulos se encaixam como um quebra-cabeça, é possível criar diferentes layouts, tamanhos e formas de utilização.

Caso os proprietários precisem de um novo escritório ou de um atelier, por exemplo, basta adicionar novos módulos à casa. A reforma é simples e rápida, sem a necessidade de quebrar paredes ou reforçar a estrutura.

Embora a construção seja enxuta, esse tipo de projeto pode contar com várias comodidades, como sistema de aquecimento de água. Além disso, podem receber diferentes acabamentos como cerâmica, gesso e madeira.

Construção modular sofisticada

Construções modulares mais sofisticadas podem contar com elementos que maximizem o desempenho energético. Por exemplo, clarabóias e janelas que permitem que o sol aqueça o ambiente, criando uma corrente de convecção natural.

O projeto também pode exibir painéis solares que produzem energia suficiente para abastecer toda a estrutura. Assim, dá para economizar nas contas de energia elétrica.

Construção de dois andares

Construção de dois andares

Mais e mais projetos de edificações de dois andares apostam na arquitetura modular. Além do preço reduzido, a construção é fiel ao cronograma, o que facilita na hora de organizar a mudança.

Como exemplo, podemos citar a North Fork Bluff House, nos Estados Unidos. Projetada para receber várias gerações de uma mesma família, essa casa de dois andares conta com peças fabricadas a mais de 300 km de distância da instalação.

O projeto tem quatro quartos de tamanhos iguais, cada um com seu próprio banheiro. Além disso, o espaço conta com sala de estar, sala de jantar, cozinha e uma sala de música.

Há ainda um porão, que conta com um salão de jogos e quatro quartos para os visitantes. Se você quer rapidez e eficiência, não há por que não optar por esse estilo de construção modular.

Construção modular moderna

Prefere a arquitetura moderna? Projetos de construção modular podem ser personalizados com cores, texturas, portas e janelas de última geração. Além disso, a construção pode ter um jardim vertical e espaço para o cultivo de hortaliças.

Quer um exemplo? O Cherokee Residence é uma construção modular que conta com seis quartos, cozinha, duas salas e garagem. O projeto tem ainda um anexo para hóspedes.

A casa e as construções anexas foram inspiradas no modernismo do final do século passado e o design visa ampliar o diálogo entre o lado interior e o exterior. Durante a construção, os vizinhos não foram incomodados pois o módulos chegaram prontos ao local.

A parte externa e a interna foram construídas simultaneamente. Assim, o projeto pode ser entregue aos moradores com bastante rapidez.

Mais detalhes sobre o projeto? A construção foi totalmente personalizada com paredes e pisos de cimento queimado, o que deu um toque mais despojado à decoração.

Quais as vantagens dos tipos de construção modular?

Quais as vantagens dos tipos de construção modular?

A construção modular ainda oferece as seguintes vantagens:

Menos Desperdício

Você sabia que um quarto dos resíduos descartados no mundo são gerados pela construção civil? Esse enorme desperdício causa um grande prejuízo às empresas do setor e lota os depósitos de lixo de todo o país.

Já a construção modular é produzida com eficiência e precisão. Não há desperdício de material. Isso porque eles são armazenados em uma fábrica e o processo de produção é racionalizado para que não haja sobras.

Além disso, os materiais utilizados na fabricação dos módulos dificilmente são roubados, vandalizados ou danificados por contratempos, algo que acontece com muita frequência no canteiro de obra. Esse custo, portanto, não é repassado para os clientes.

Durabilidade

Como dissemos, os materiais utilizados na construção modular são de qualidade superior. Isso contribui para a maior durabilidade das construções.

Essa característica foi apontada pela FEMA no relatório Building Performance: Hurricane Andrew in Florida. Segundo o estudo, as construções modulares sofrem danos mínimos ao longo dos anos e muitas vezes têm desempenho superior às estruturas residenciais convencionais.

Menor tempo de construção

Os muitos tipos de construções modulares podem ser finalizados em um prazo bastante reduzido. É uma boa solução construtiva para quem mora nos grandes centros urbanos ou em áreas mais afastadas.

Nesse caso, casas modulares também são uma vantagem. São construídas em um local central e depois entregues em outro. Isso alivia a dificuldade em encontrar empreiteiros dispostos a viajar uma longa distância para construir uma edificação. Claro, também reduz os gastos com frete já que a entrega é feita de uma só vez.

Quer um exemplo? No início da pandemia, a China concluiu a construção de um complexo hospitalar inteiro em menos de uma semana.

Isso porque não é preciso finalizar uma etapa para começar a próxima: várias partes do projeto podem ser montadas ao mesmo tempo.

Uma vez que os módulos são construídos longe do canteiro de obras, não há atrasos causados por mudanças no clima ou por desvios na entrega de materiais.

Isso, é claro, se traduz em lucro para as empresas que podem, por exemplo, vender os apartamentos mais rapidamente. E também em facilidade para o comprador que pode se mudar mais rapidamente.

Sustentabilidade

Como os módulos são construídos longe de onde são montados, não há um grande fluxo de veículos no local da obra.

Além de reduzir a emissão de CO2, os tipos de construção modular utilizam menos máquinas e equipamentos pesados. Assim, a poluição sonora é bem menor que nas construções tradicionais.

Como há pouca geração de entulho e o descarte de materiais é mínimo, sendo assim, a construção modular é melhor para o meio ambiente que as construções convencionais.

Como você viu, os principais tipos de construção modular são sustentáveis. De fato, esse tipo de projeto causa baixo impacto ambiental.

Gostou desse post sobre quais são os tipos de construção modular? Então, que tal aproveitar para descobrir qual a diferença entre container e módulo habitável?

Conteúdos relacionados:

Esse site usa cookies


Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.