Quais são as vantagens e desvantagens da construção modular?

Quais são as vantagens e desvantagens da construção modular?

Quer conhecer melhor as vantagens e desvantagens da construção modular?

Saiba que esse tipo de construção evoluiu muito nos últimos anos e que hoje compete com os métodos tradicionais. Isso porque os projetos modulares apostam na qualidade dos materiais utilizados e na montagem industrial.

A rapidez da entrega é outro diferencial da construção modular. Além disso, as estruturas modulares podem ser desmontadas e remontadas em diferentes espaços, conforme a necessidade dos usuários.

Outra vantagem? Os espaços podem ser ampliados facilmente, basta conectar novos módulos ao projeto para criar mais uma sala ou um novo quarto.

A seguir explicaremos melhor as vantagens e desvantagens da construção modular. Quer ficar por dentro do assunto? Então, continue a leitura!

O que é construção modular?

O que é construção modular?

Você, com certeza, já brincou de Lego quando criança ou com seus filhos ou sobrinhos, não é mesmo? A construção modular utiliza o mesmo processo: módulos que se encaixam para construir estruturas com diferentes tamanhos e formatos.

O termo é utilizado para descrever o uso de módulos pré-fabricados em projetos da construção civil. A maior parte do projeto é feito na linha de montagem que se assemelha muito a uma fábrica de automóveis.

Assim, os módulos podem ser utilizados para criar espaços de convivência, residências, escolas, fábricas, hospitais, hotéis e centros comerciais – e o projeto não sofre atrasos devido às variações climáticas já que as peças saem prontas da fábrica.

Em relação ao estilo arquitetônico, as construções modulares podem adotar inúmeros, como: moderno, industrial, rústico e até minimalista. Além disso, os projetos podem ter um ou vários pisos, que podem atender a diferentes tipos de empresas e famílias.

Quais países utilizam a construção modular?

No Brasil, o Produto Interno Bruto (PIB) da Construção Civil em 2022 deve crescer 2% em 2022, o que representa um recuo de 6% em relação ao ano de 2021.

Para se tornar mais competitivo, o nosso país passou a apostar na industrialização da construção civil, o que incluiu a utilização da construção modular.

Países como Estados Unidos e Japão também investem no que consideram o futuro do setor: a construção modular.

O objetivo é diminuir o tempo de entrega, reduzir a mão de obra e evitar o desperdício de material. Assim, os recursos do setor podem ser direcionados para processos eficientes, o que inclui a impressão 3D, a automação de tarefas e o uso da Inteligência Artificial.

Quais são as vantagens e desvantagens da construção modular?

Quais são as vantagens e desvantagens da construção modular?

Vantagens da construção modular

As casas modulares são construções funcionais, com plantas bem estruturadas e com preços bastante atrativos. Mas estas não são as únicas vantagens:

Alta qualidade

A qualidade é um ponto que gera muitas dúvidas em quem quer saber quais são as vantagens e desvantagens da construção modular.

Em geral, essa dúvida está associada à rapidez na construção e aos preços atrativos de projetos de espaços residenciais ou comerciais. Mas, no entanto, não há com o que se preocupar.

Os módulos são fabricados em espaços especializados onde há um forte controle de qualidade. Como todos os detalhes do projeto são controlados por padrões internacionais de construção, os módulos não apresentam problemas.

Isso significa que as construções modulares são seguras e resistentes, inclusive às adversidades climáticas, como tempestades e terremotos. Além disso, os projetos oferecem isolamento termoacústico que garante o bem-estar dos ocupantes.

Materiais de primeira linha

As construções modulares são tão ou mais resistentes que as tradicionais. Isso porque os materiais utilizados são de primeira linha.

No entanto, para aumentar a durabilidade, a casa precisa de conservação e manutenção caso apresente algum problema.

Custo reduzido

Pesquisando sobre as vantagens e desvantagens da construção modular? Então, saiba que esse tipo de construção é bem mais barata que as tradicionais.

O custo de um projeto modular é ainda mais atrativo caso o local seja de difícil acesso ou longe dos centros urbanos. Isso porque você terá que pagar apenas um frete e não precisará arcar com o alto custo de deslocamento dos operários e entrega de materiais.

Outra vantagem da construção modular é a previsibilidade orçamentária. Isso porque o custo é calculado na fase de fabricação. Ou seja, depois de definir a planta do projeto, os materiais utilizados e os acabamentos o valor não é mais alterado.

Rapidez na construção

As casas modulares são entregues aos usuários no dia acordado, sem atrasos.

Pense em um projeto de alvenaria. Nesse tipo de construção, há muitas oportunidades para que as coisas deem errado. Por exemplo, os materiais de construção podem atrasar ou apresentar defeito e precisar ser substituídos durante a construção.

Além disso, a temporada de chuva pode interromper ou atrasar a obra, fazendo que o prazo de entrega não seja cumprido.

Já um projeto modular chega quase pronto ao local da obra, no dia marcado. Os módulos são montados rapidamente e sem interrupções. Isso se traduz em eficiência e no fim das dores de cabeça.

Portabilidade

Embora possam ser construídos para atender os usuários por muitos anos, uma edificação modular pode ser transportada para outro local.

A lógica é a mesma de uma linha de celular: você é o dono da construção e pode levá-la para outro terreno, caso queira.

Essa característica é especialmente útil para empresas que atuam no setor da mineração ou da construção civil, pois quando o projeto acaba a estrutura administrativa pode migrar para outro local.

Isso significa que não é preciso arcar com os altos custos de uma nova construção, somente com o custo da desmontagem, do transporte e da nova montagem.

Sustentabilidade

Quem se interessa pelas vantagens e desvantagens da construção modular deve saber que esse estilo de moradia é amiga do meio ambiente. Isso porque o projeto é enxuto, utiliza materiais que não contaminam o solo e a geração de entulho é reduzida.

Além disso, em projetos de casas modulares quase não há tráfego de veículos carregando materiais de construção e a poluição sonora produzida durante a montagem é mínima.

Isso é de fundamental importância já que muitos dos nossos vizinhos, como a maioria de nós, passam grande parte do dia em casa.

Limpeza do canteiro de obra

Outra vantagem da construção modular é a limpeza da área  de obra.

Diferente das construções tradicionais, onde há entulho e material de construção por todos os lados, os projetos modulares se destacam por manter o local da montagem organizado e sem entulho.

Fácil expansão

Como dissemos, por ser composta por módulos, é fácil colocar ou retirar algumas peças para ampliar ou reduzir a edificação. Não há necessidade de alterar a estrutura.

Entulhos? Ampliar uma construção modular não gera restos de materiais. Além disso, geralmente os ocupantes do imóvel não precisam interromper sua rotina diária durante a reforma do imóvel.

A construção modular permite acrescentar vários quartos ao projeto original ou reduzir o espaço caso as necessidades dos moradores se alterem.

Desvantagens da construção modular

Já entre as desvantagens das construções modulares, é importante destacar:

Dificuldade em encontrar mão de obra

As construções modulares exigem uma mão de obra especializada e muito mais treinada que a construção tradicional, devido às técnicas de construção, equipamentos e máquinas especiais.

Por isso, você deve buscar por empresas do setor que investem no treinamento do pessoal que contrata.

Necessidade de volume mínimo

Outro ponto muito comentado quando o assunto é vantagens e desvantagens da construção modular é a necessidade de comprar um volume mínimo.

Isso porque comprar apenas um módulo pode não atender as necessidades dos moradores, além desse aspecto, o projeto pode ser tornar inviável devido ao preço da montagem e do transporte.

Claro, não é uma regra, por isso é importante fazer o orçamento e analisar o projeto com cuidado antes de bater o martelo.

Exemplos de construção modular

Agora que você já sabe quais são as vantagens e desvantagens da construção modular, que tal conhecer alguns prédios que usam esse método?

Torre Nakagin

Fonte: Ptanime

Torre Nakagin

Quem quer conhecer melhor as vantagens e desvantagens da construção modular, com certeza já se deparou com a Torre Nakagin.

A construção reflete o melhor da sociedade japonesa aplicado à arquitetura: uso mínimo de espaço e originalidade. O resultado é um prédio lindo e único.

My Micro NY

Fonte: Curbed NY

My Micro NY

O My Micro exibe a interferência das culturas orientais no ocidente, em especial na superpopulosa Nova York.

Localizado em Little Tokyo, a construção permite que os moradores possam viver com uma certa dose de conforto e sofisticação, apesar do espaço mínimo.

Wuhan Hospital

Fonte: Getty Images

Wuhan Hospital

Como uma população de 1,4 bilhões de pessoas, a China precisa de soluções que combatam o déficit habitacional.

Por isso, várias construções espalhadas pelo país apostam nessa tecnologia de construção.

A arquitetura modular também é a solução perfeita para cidades que enfrentam desastres naturais. Isso porque a construção é limpa, rápida e organizada.

A pandemia de Covid, que se expandiu rapidamente pelo norte da China, não difere tanto assim das demonstrações de fúria da natureza. Por isso, a cidade de Wuhan optou por construir um hospital com módulos de aço. Isso acelerou o processo permitindo que a construção terminasse em apenas dez dias.

Clement Canopy

Fonte: Furniture Homewares

Clement Canopy

Localizado em Singapura, o Clement Canopy é um dos maiores prédios modulares do mundo. Conta com duas torres e mais de 500 apartamentos residenciais de luxo.

Aeroporto Internacional Charles De Gaulle

Fonte: Vem Voar

Aeroporto Internacional Charles De Gaulle

O Charles De Gaulle é um local público que está em constante expansão. Isso porque os módulos oferecem flexibilidade ao projeto que pode contar com novas salas de embarque e terminais mais modernos sempre que necessário.

No entanto, em vez de serem quadrados, as peças adicionadas são arqueadas. Isso permite que a estética curva seja mantida.

Tetris Apartments

Fonte: ArchDaily

Tetris Apartments

Na Eslovênia, as vantagens e desvantagens da construção modular foram aplicadas na construção de um prédio com 650 apartamentos.

O projeto, executado com sucesso, foi finalizado um ano antes da data prevista. Isso permitiu uma grande redução de custos e contribuiu para que os imóveis fossem vendidos a preços bastante atrativos.

Alibaba Offices

Fonte: Peter Bennetts

Alibaba Offices

Com a popularidade da arquitetura modular sustentável, empresas de construção conceituadas passaram a adotar o método construtivo.

Quer um exemplo? A britânica Foster+Partners ganhou, recentemente, um concurso para construir os novos escritórios do Alibaba em Xangai.

Com uma proposta modular que remete às construções ocidentais, o Alibaba Offices está em constante expansão para abrigar novos funcionários e departamentos.

Nest Toolkit

Fonte: Dezeen

Nest Toolkit

Há falta de moradia por toda parte do mundo e construções a preços mais acessíveis são facilmente executadas com módulos.

Em Los Angeles, o estúdio Brooks+Scarpa propôs um modelo de unidades residenciais pré-fabricadas baratas que podem ser organizadas em diferentes layouts, de acordo com as necessidades de cada usuário.

The Farmhouse

Fonte: Precht

The Farmhouse

A construção modular também perm-ite a criação de prédios inusitados. Quando um módulo é estruturalmente estável, a união de muitos deles pode trazer novas possibilidades que poderiam parecer inviáveis ​​de outra forma.

É o caso de The Farmhouse, onde a eficiência da modulação é aliada à resistência da estrutura.

Modskool

Fonte: ArchDaily

Modskool

Em Delphi, os agricultores podem perder sua terra do dia para noite devido às inundações. Quando isso acontece, famílias inteiras têm que se mudar.

A solução foi construir escolas e centros de convivência com módulos, que podem ser desmontados e remontados em local seguro sempre que necessário.

Como você pôde ver, as construções modulares permitem criar espaços com design variado e diferentes acabamentos. São amigas do meio ambiente e oferecem bom isolamento termo-acústico. Outra vantagem é um canteiro de obras limpo e sem entulhos. Além disso, podem ser expandidas com facilidade, oferecem previsibilidade e menor custo final.

E aí, gostou de saber quais são as vantagens e desvantagens da construção modular? Então, aproveite para conferir o artigo ideias criativas para a construção de casas!

Conteúdos relacionados:

Esse site usa cookies


Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.