Por que investir na construção modular residencial? Descubra!

Por que investir na construção modular residencial? Descubra!

Se você pensou que nos anos 2000 as casas seriam semelhantes a cápsulas espaciais frias e pouco confortáveis, se enganou. O futuro atende pelo nome de construção modular residencial.

E não é à toa que esse tipo de construção está tão em alta. A facilidade e rapidez com que essas casas são montadas as tornam uma solução eficiente para quem quer uma espaço confortável e que consuma pouca energia.

Além disso, as casas modulares são resistentes, duráveis e sustentáveis, por isso são ideais quando o assunto é o futuro do planeta.

Quer construir uma casa? Quer entender melhor o tema? A seguir, explicaremos porque investir na construção modular residencial e quais são as vantagens desse tipo de projeto. Vamos lá? Acompanhe!

O que é a construção modular residencial?

Também conhecida como off site (fora da obra), a construção modular residencial é composta por módulos pré-fabricados. Esses módulos se encaixam para criar casas com diferentes layouts e tamanhos que atendem às mais diversas necessidades.

Diferente das casas tradicionais, os módulos de uma construção modular residencial são entregues prontos no endereço e montados de acordo com o projeto.

É uma solução interessante para quem não quer estourar o orçamento e busca uma casa confortável e que consuma pouco tempo até sua finalização. As construções modulares ainda podem ser revestidas com material isolante, o que reduz o consumo de energia pela redução do uso de ar-condicionado ou de aquecedores.

Esse tipo de construção se destaca por ser bastante resistente a ventos e a tempestades. As casas modulares também se mostram muito estáveis em áreas sujeitas a furacões, o que as tornam tão populares em países como o Japão e o México.

Claro, não só de residências vive a construção modular! A técnica pode ser utilizada na construção de comércios, aeroportos, escolas, hospitais, espaços comunitários e muito mais.

Além disso, elas duram tanto quanto uma casa de alvenaria, mas para isso ambas demandam que a manutenção seja realizada corretamente e as peças defeituosas, trocadas.

Um dos projetos mais inovadores que usam esse modelo construtivo é a conhecida como Farm House.

Criado para o cultivo de hortaliças, árvores frutíferas e vegetais, essa fazenda vertical tem o objetivo de garantir que os moradores cultivem seu próprio alimento. Além disso, o projeto visa reduzir a cadeia produtiva de alimentos.

Outro projeto que merece destaque é o Reflection of Mineral, em Tóquio. A casa minúscula projetada pelo arquiteto Yasuhiro Yamashita tem 40 m² e recebeu diversos prêmios internacionais.

Reflection of Mineral

Fonte:Flickr

O capricho e charme do design exterior é a expressão perfeita do minimalismo japonês. Reflection of Mineral também é um excelente exemplo de como um arquiteto pode usar a construção modular para atender as necessidades dos moradores dos grandes centros urbanos, mantendo um senso de design de ponta.

Como a construção modular residencial surgiu?

Como a construção modular residencial surgiu?

Técnicas de construção modular vêm sendo usadas há muitas décadas em países como Estados Unidos e Japão. O objetivo é tornar o processo de construção mais simples, ágil e reduzir os desperdícios de material.

Desde o surgimento das casas modulares mais simples até as técnicas mais modernas e sustentáveis ​​que conhecemos e usamos hoje, vale destacar algumas datas: 

1624

Em Cape Ann, nordeste de Massachusetts, um edifício modular foi construído no oeste da cidade para abrigar novos moradores. Após alguns anos, a estrutura precisou ser desmontada e remontada em outra região.

1855

1855

Durante a Guerra da Criméia, Isambard Kingdom Brunel foi contratado para construir hospitais, centros de apoio comunitário e residências.

A construção modular foi a solução encontrada para garantir espaços confortáveis, economicamente viáveis e que pudessem ser construídos rapidamente.

O Hospital Renkioi, por exemplo, foi construído em poucas semanas. Possuía capacidade para 1.000 pacientes, ventilação, energia, banheiros completos e inúmeras inovações tecnológicas para a época.

A construção serviu de modelo para diversas outras – criadas para atender a população em casos de urgência em países da Ásia e da Europa.

1875

Em 1875 foram erguidos em Liverpool os primeiros prédios modulares de aço da Inglaterra. O processo foi inventado pelo engenheiro da cidade, John Alexander Brodie, que com o sucesso do projeto utilizou a mesma tecnologia na construção modular residencial.

Dois anos mais tarde, a construção modular passou a ser utilizada para construir casas para os operários que migraram para Londres. O objetivo era construir espaços econômicos e que não desperdiçassem material de construção.

1908

A construção modular residencial passou a ser utilizada em larga escala durante a corrida do ouro nos Estados Unidos.

O país também passou a importar estruturas produzidas em outros para montar acomodações para funcionários e garimpeiros. Esses kits contavam com banheiros e quartos prontos e mobiliados.

Em 1908, os projetos passaram a ser vendidos por correspondência e eram entregues nas cidades de todo o país.

Nos últimos anos, os fabricantes de casas modulares passaram a incorporar design moderno, processos de desperdício zero, materiais de alta qualidade e acabamentos ecologicamente corretos.

Além disso, a construção modular residencial passou a ser personalizada de acordo com a localização e o clima específicos de cada cidade, tornando esses projetos muito mais flexíveis e confortáveis que os modelos do século passado. ​​

Qual a diferença entre uma construção modular residencial e uma casa móvel?

Qual a diferença entre uma construção modular residencial e uma casa móvel?

Casas modulares não são móveis. No entanto, como dissemos, os módulos podem ser desmontados e remontados em outro local.

Quer um exemplo? Suponha que você mora no centro da cidade e migrou do regime de trabalho presencial para o home office. Nesse caso, não precisará mais morar perto do trabalho, não é mesmo?

Assim, dá para comprar um terreno na serra ou na praia e contratar uma empresa para desmontar a casa e remontá-la no local que você passará a morar.

Já as casas móveis são veículos onde há espaço para dormir, relaxar e cozinhar. Quando o motorista se cansa, estaciona em um local apropriado e segue viagem no dia seguinte.

Também conhecida como motorhome, as casas móveis são licenciadas como um veículo, ou seja, não precisam se adequar a um código de construção.

Por que investir na construção modular residencial?

Por que investir na construção modular residencial?

A construção modular residencial oferece muitos benefícios. Entre eles, vale destacar:

Bom retorno sobre o investimento

Intempéries, atrasos na entrega de materiais, dificuldade em controlar o orçamento ou até mesmo encontrar mão de obra podem atrasar a construção de uma casa de alvenaria. Já em uma construção modular residencial não há contratempos já que o cronograma do projeto é seguido à risca.

Claro, esse tempo de construção mais curto contribui para a redução de custos. Além disso, o valor total do projeto é previamente definido no dia da assinatura do contrato de compra, diferente do que acontece em projetos nas construções tradicionais.

Outro ponto que merece destaque é o valor de mercado das casas modulares. Em geral, essas casas podem se valorizar muito mais que as construções tradicionais. Isso significa que você terá mais retorno sobre o seu investimento caso precise vender o imóvel no futuro. 

Rapidez na construção

Uma construção modular residencial fica pronta em muito menos tempo que uma tradicional. Como dissemos, os módulos são produzidos em uma fábrica e já chegam prontos ao destino final.

Isso permite que a montagem seja concluída em poucos dias. Velocidade, no entanto, não é sinônimo de baixa qualidade. Muito pelo contrário: os módulos utilizados nesse tipo de projeto são fabricados com rígido controle de qualidade.

Mais barato do que casas tradicionais

Construções tradicionais e modulares são quase idênticas visualmente. Mas se você não tem um orçamento enorme para gastar na construção de uma casa, opte pela construção modular.

Esse tipo de construção, em geral, custa menos que a de alvenaria. Isso porque os fabricantes garantem as peças exatas em um prazo definido, reduzindo consideravelmente o tempo de construção e as despesas associadas.

Além disso, a montagem também é feita pelo fabricante. Isso significa que os gastos com mão de obra são mitigados, o que também se traduz em economia

Boa pegada ambiental

A construção modular residencial é ideal para projetos simples ou sofisticados. As construções também são muito eficientes em termos de energia, o que garante contas mais baratas no fim do mês.

Além disso, esse tipo de construção é amiga do meio ambiente. A casa pode ter, por exemplo, um telhado verde que, além de garantir conforto térmico aos moradores, atrai espécies bem-vindas de pequenos animais, como pássaros, para a sua vizinhança.

O projeto também pode incluir elementos que tornam a casa mais eficiente, como painéis solares, baterias de energia, lâmpadas de baixo consumo. Outros sistemas eficientes incluem equipamentos de armazenamento e reaproveitamento de água e aquecedores elétricos.

Design sofisticado

A construção modular residencial dispensa a contratação de arquitetos. Por quê? A maioria das empresas do setor já contam com esse serviço de personalização, que tornaram o projeto bonito, inteligente e para lá de funcional.

Isso significa que é muito mais fácil alcançar o estilo e o design que você deseja. Além disso, há inúmeras opções de acabamento disponíveis. Claro, você pode continuar a personalizar sua casa quando ela já estiver pronta, não é necessário pensar em todos os detalhes, incluindo decoração, durante a construção.

Quer alguns exemplos? Dá para utilizar de diferentes materiais de acabamento, como madeira e piso vinílico. Também é possível adicionar paredes de vidro ou janelas panorâmicas, o que permite maior integração entre o espaço externo e interno.

Quanto à arquitetura, o projeto pode ser modernista, clássico, tradicional ou minimalista. Também dá para adicionar qualquer estilo de porta ou detalhe arquitetônico, isso significa que é possível criar a casa dos seus sonhos em pouco tempo e com custo reduzido.

O projeto pode ter um ou vários andares, com área de lazer e piscina inclusa. Pode contar ainda com varanda, jardim, espaço para as crianças e escritório. 

Construção de qualidade

É importante observar que a construção modular residencial atende aos mesmos códigos de construção que as de alvenaria. Além disso, o processo construtivo e os materiais de construção escolhidos observam rígidos padrões de qualidade.

Adequação do projeto ao terreno

A construção modular residencial pode ser utilizada em terrenos grandes ou pequenos. Mesmo projetos compactos oferecem grande conforto aos moradores. Uma casa de 75 m², por exemplo, pode contar com dois quartos, sala de estar, sala de jantar, varanda, cozinha e banheiro.

Prefere uma casa mais espaçosa? Acredita que 200 m² são suficientes? Módulos de aço podem ser utilizados para criar espaços funcionais e cheios de estilo com acabamentos de alta qualidade e eficiência energética.

Os módulos também podem ser utilizados para construir casas de luxo, pousadas ou hotéis.

Além disso, os módulos de aço são ideais para projetos em áreas afastadas dos grandes centros urbanos ou onde não há acesso a depósitos de construção, por exemplo. Isso porque além de não ter que pagar o deslocamento dos funcionários, não será preciso arcar com os custos do frete dos materiais de construção.

Ao optar pela construção modular, portanto, você pode escolher onde viver. Basta comprar um terreno e comprar o projeto que mais se ajuste às suas necessidades. Assim, dá para viver longe do mundo, em contato direto com a natureza, seja na praia ou no campo.

Facilidade de expansão

Quer construir uma casa menor e aumentá-la mais tarde? Afinal, as necessidades da sua família podem mudar de uma hora para outra, não é mesmo? Uma construção tradicional pode ser personalizada de acordo com a preferência do proprietário, mas essa reforma é bastante meticulosa e limitada.

Como em qualquer outro projeto, a construção modular residencial permite expansão. Só que o processo é bem mais simples e descomplicado. Basta acrescentar novos módulos ao projeto inicial.

Assim, uma casa de um quarto, cozinha, sala de estar e banheiro, por exemplo, pode receber um ou mais módulos para criar quartos extras ou uma sala de jantar.

Claro, o projeto também pode ser reduzido. Se você tem uma casa modular e alguns membros da família se mudam, dá para retirar alguns módulos para reduzir a área útil, deixando o espaço mais funcional.

Além disso, você pode transformar uma casa em duas ou três, ou criar um espaço externo que funcione como atelier ou como casa de hóspedes.

Como você pode ver, a construção residencial modular já é uma realidade. Com o mercado de construção aquecido, o aumento da demanda por projetos residenciais eficientes, acessíveis e de qualidade tende a crescer.

As casas modulares são construídas com Building Systems, um método organizado, eficiente e detalhado. A linha de montagem conta com profissionais altamente treinados. Isso economiza tempo e praticamente elimina desperdícios e erros dispendiosos.

Com os módulos fabricados fora do canteiro de obras dá para construir, além de casas, escritórios, comércios, clínicas, escolas e até hospitais.

O método também é muito utilizado na construção de casas populares. Tudo indica, portanto, que as cidades do futuro serão modulares!

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe o que é construção modular residencial, que tal conhecer algumas ideias criativas para a construção de casas bonitas e baratas?

Conteúdos relacionados:

Esse site usa cookies


Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.