Quais são as tendências na construção modular? Confira!

Quais são as tendências na construção modular? Confira!

Interessado em conhecer melhor as tendências na construção modular? De fato, esse assunto está em alta.

Por quê? Como você sabe, a arquitetura modular vem sendo amplamente utilizada em diferentes cidades do planeta, pois garante bons resultados para as empresas, como a redução da mão de obra, economia de recursos e rapidez da entrega.

Assim como outras indústrias, o setor da construção aposta na tecnologia e em recursos inovadores para se tornar ainda mais eficiente e aumentar a oferta habitacional para moradores de diferentes regiões.

Quer entender melhor esse assunto? A seguir, apresentaremos algumas tendências na construção modular que vão transformar a construção civil nos próximos anos. Vamos lá? Confira!

O que é construção modular?

Antes de descobrir quais são as tendências da construção modular, que tal entender melhor as características desse tipo de construção?

A explosão populacional de países como Índia e China fez com que esse modelo construtivo se tornasse cada vez mais comum. A principal razão é a facilidade e a rapidez da construção.

Além disso, a arquitetura modular garante moradia de qualidade a baixo custo. Isso a torna tão interessante para países superpovoados.

A possibilidade de reduzir o tempo de construção pela metade e o controle de processos também são características que tornam a construção modular tão atrativa.

Como o nome indica, na construção modular os edifícios, casas e centros comerciais são montados com módulos fabricados em uma linha de produção. O processo se assemelha a montagem automotiva, ou seja, é altamente tecnológica.

Enquanto nos projetos tradicionais a obra se inicia do zero, na arquitetura modular diferentes partes podem ser montadas simultaneamente. Também dá para montar mais de um andar ao mesmo tempo.

Além disso, não há necessidade de aguardar a preparação do terreno para iniciar a montagem dos módulos.

Vale observar ainda que as peças podem ser fabricadas em concreto, aço, madeira ou em fibra de vidro. O aço é a melhor opção, pois permite a construção de prédios, casas de luxo e até de hotéis.

13 tendências na construção modular

13 tendências na construção modular

1. Módulos pré-fabricados

A construção modular utiliza peças pré-fabricadas que se encaixam como Lego. Esses módulos podem ser customizados para atender a uma demanda específica ou produzidos a partir de um padrão específico.

A montagem não gera entulho e nem desperdício de material, pois não é necessário cortar os módulos e nem redimensioná-los. Isso porque essas peças são entregues no local do tamanho desejado, basta montá-las conforme as especificações do projeto.

Ou seja, não é necessário contratar arquitetos ou engenheiros para fazer o projeto e solucionar demandas estruturais. Ao optar pela construção modular, a empresa vendedora fornece todas as soluções, o que gera economia de tempo e de recursos. Nada melhor, não é mesmo?

Já a produção dos módulos, como dissemos, ocorre na indústria, ambiente controlado que segue rígidos padrões de qualidade. As peças são fabricadas de acordo com o projeto técnico, o que elimina erros e evita o retrabalho.

2. Gêmeos digitais

Gêmeos digitais é outro assunto muito comentado entre as tendências na construção modular. Essa tecnologia se refere a montagem de projetos em espelhos digitais dos espaços que serão construídos.

Assim, fica mais fácil determinar quais materiais serão utilizados, especificar instalações elétricas, hidráulicas e identificar e corrigir falhas projetuais. O ativo, portanto, é otimizado o que garante maior durabilidade e resistência.

3. Tecnologia 3D

Entre as tendências da construção modular, a tecnologia 3D merece destaque. A solução permite a fabricação de módulos pré-moldados de forma simples e rápida, sem desperdícios.

Além disso, a impressão 3D pode ser utilizada para produzir peças únicas, utilizadas em projetos personalizados, ou componentes pequenos, utilizados em Tiny Houses.

Uma Tiny House é uma construção modular embasada no conceito minimalista. Conta com metragem máxima de 40 m² que criam ambientes práticos e funcionais. Esses projetos são construídos com a mesma qualidade que as casas convencionais, por isso pode-se esperar uma vida útil semelhante

Devido ao tamanho reduzido, no entanto, os custos de manutenção são menores. Embora não haja economia em algumas contas, como da TV a cabo ou da coleta de lixo, dá para economizar com energia, água e gás.

Mas voltando à tecnologia 3D: esse recurso merece destaque por agregar maior qualidade ao projeto e por permitir a criação de peças únicas, com design inovador.

4. Softwares de gestão de obras

A construção modular permite a criação de espaços sob medida. A montagem desses recursos deve ser feita de forma perfeita, o que exige medidas precisas.

Softwares de gestão de obra integrados com o ERP da empresa facilitam a visualização do projeto. A ferramenta permite ainda um melhor entendimento da estrutura completa e de como cada parte será encaixada.

A solução também oferece informações vitais para o desenvolvimento do projeto, como cronograma, lista de materiais, volume dos módulos e informações sobre o canteiro.

5. Linhas de montagem padronizada

As linhas de montagem padronizadas tornam a produção mais eficiente. Além disso, permitem que o mesmo padrão seja seguido na construção de módulos, blocos e ambientes como lavabos e cozinhas.

Esse padrão construtivo também permite a criação de peças que podem ser usadas na construção de espaços personalizados, como as salas de espera dos aeroportos.

6. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) também merece destaque quando o assunto são as tendências na construção modular. Com esse recurso, dá para construir pisos, paredes, telhados e muros de forma automatizada.

Além disso, módulos podem ser montados com máquinas controladas por IA para criar casas, apartamentos, escolas e centros comerciais. Esse processo reduz erros e garante que a obra não sofra atrasos e nem interrupções.

As máquinas também reduzem o risco de acidentes com os operários e tornam o processo mais eficiente.

7. Sellers de edifícios modulares

Você sabia que em muitos países dá para comprar casas modulares pela internet? Nesse caso, os interessados podem acessar uma plataforma online e pesquisar o tipo de moradia que mais se ajuste às suas necessidades.

Algumas se assemelham aos projetos comprados na fábrica. A maior parte da construção é concluída nas instalações do vendedor – os módulos são entregues no endereço especificado e montados de acordo com o projeto. Isso se traduz em menos atrasos devido ao clima, o que é especialmente útil em cidades chuvosas ou onde o calor é excessivo na maior parte do ano.

Também dá para comparar diferentes projetos e escolher os acabamentos. Os mais comuns são madeira, cerâmica, vinil e PVC.

Assim, ao acessar essa ferramenta os interessados têm acesso a um grande volume de informações, podendo escolher uma estrutura e comprá-la de forma rápida. Também dá para comprar os módulos separados e montar um escritório ou uma casa pequena, por exemplo.

Nesse caso, dá para expandir a construção sempre que necessário. Basta comprar mais módulos e conectá-los à construção inicial para criar novos quartos, banheiros, varandas e outras áreas de convivência.

8. Soluções para instalações elétricas e hidráulicas

Entre as tendências na construção modular também vale destacar as soluções para acabamento. Isso porque componentes hidráulicos, elétricos e de gás podem ser fabricados na indústria e transportados para o local da construção em conjuntos ou subconjuntos completos.

Após a entrega, os funcionários precisam instalar os componentes conforme as especificações do projeto. Ou seja, não é necessário montar tubos ou conexões, fazer ligações e nem montar estruturas.

Essa solução reduz a mão de obra e o tempo de montagem. Outra vantagem desse sistema é a eliminação de entulho e da necessidade de ter materiais elétricos e hidráulicos no estoque.

Além disso, alguns ambientes podem chegar prontos ao local da construção. Banheiros, por exemplo, podem ser comprados como unidades totalmente funcionais com pia, chuveiro, box, sanitário, pia e azulejos.

Nesse caso, basta conectá-los à rede urbana de água e de energia e ao restante da casa. Essa solução é mais utilizada em hotéis, escolas, asilos, clínicas médicas e construtoras.

Módulos prontos reduzem drasticamente a mão de obra e o custo do projeto como um todo. Além disso, a construção fora do local da obra garante maior qualidade e torna o trabalho dos operários mais simples.

9. Robotização de processos

Outras tendências na construção modular? Temos a robotização de processos. Esse modelo construtivo aposta na utilização de robôs para auxiliar o trabalho humano.

Como você sabe, essa tecnologia já é utilizada em demolições. Seu uso também é comum em processos que demandam muito esforço dos operários, como quando é preciso deslocar grandes volumes de peso.

Além de agilizar o trabalho, ferramentas robotizadas tornam a tarefa mais precisa e segura, reduzindo o risco de acidentes.

Vale observar ainda, que a construção modular é ideal para locais onde há pouca mão de obra ou para regiões isoladas do planeta. Isso porque o processo de montagem depende de poucos funcionários, que ficarão poucos dias no local. Nesses lugares, os processos robóticos tornaram a montagem mais ágil.

Já uma construção tradicional, como você sabe, utiliza grande quantidade de mão de obra, que precisa trabalhar no local por vários meses, e algumas vezes, por alguns anos.

10. Personalização

Apesar de existirem muitos projetos padronizados à venda, uma das tendências na construção modular são os projetos personalizados. Como dissemos, dá para escolher diferentes acabamentos, conforme as necessidades e ideias de cada comprador.

A tecnologia também permite criar módulos sob medida para projetos específicos como aeroportos, escolas e centros comerciais. Nesse caso, dá para alterar a estrutura, o design, o tamanho e altura dos módulos.

11. Utilização de fontes alternativas de energia

Muitos projetos de construção modular apostam em fontes alternativas de energia. Afinal, além de reduzir custos, essa solução melhora a qualidade de vida.

A energia renovável pode ser abordada de diversas formas. Por exemplo, janelas amplas e clarabóias permitem melhor aproveitamento da luz solar e da ventilação natural.

Além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, a iluminação natural valoriza o imóvel e é um grande atrativo para os futuros compradores.

Outros recursos incluem a instalação de células fotovoltaicas, estações de tratamento da água da chuva e telhados verdes, que além de amenizar a temperatura atrai aves e pequenos roedores para o ambiente.

12. Modelagem de Informações da Construção (BIM)

Outras tendências na construção modular? A Modelagem de Informações da Construção (BIM) tende a crescer exponencialmente nos próximos meses. Isso se deve, principalmente, ao aumento de investimento no setor, a digitalização e a necessidade de reduzir o tempo das construções.

A expertise em BIM é um dos componentes mais importantes da construção modular. Além de melhorar o desempenho das construções, essa tecnologia facilita o controle do orçamento e reduz o cronograma de obra em 30%.

Na fase de planejamento, essa solução é particularmente importante. Isso porque a Modelagem de Informações da Construção reduz os erros e facilita a execução do projeto.

Por exemplo, em espaços reduzidos como banheiros e lavanderias, a solução evita erros de cálculos que implicam em desperdício de material e na necessidade de refazer os cálculos.

Entre as tendências na construção modular soluções tecnológicas que permitem que os operários trabalhem remotamente ou que diferentes profissionais trabalhem em um mesmo projeto, mesmo estando em diferentes locais, também devem ser utilizadas.

Essas ferramentas ajudam no planejamento de projetos e na inserção de soluções que tornem os ambientes cada vez mais funcionais.

Vale destacar ainda o Trimble X7 Scanning System, sistema de escaneamento a laser. Essa tecnologia permite construir ambientes simples ou complexos, que podem ser reproduzidos com precisão fora do canteiro de obras. Isso garante maior previsibilidade na instalação e elimina o retrabalho.

13. Indústria 4.0

Como você, a indústria 4.0 utiliza ferramentas bem conhecidas de todos nós na linha de produção. Entre essas tecnologias vale destacar a inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem.

A indústria 4.0 utiliza, portanto, tecnologia de ponta em processos de automação. A ferramenta também gera dados consistentes, que podem ser utilizados para tornar os espaços mais amigáveis.

O uso dessa tecnologia, portanto, pode ser visto como uma vantagem competitiva para as construtoras pois garante projetos de qualidade, o que é mais facilmente verificado em ambientes controlados.

Além disso, em um ambiente de fábrica, procedimentos de verificação podem ser mais facilmente implementados.

Como você viu, as tendências na construção modular fazem com que esse modelo se torne uma alternativa viável para quem deseja morar ou trabalhar em espaços modernos e bem acabados. Também permite construir empresas em poucos meses.

Ao combinar os benefícios da construção modular com soluções tecnológicas como a tecnologia 3D e linhas de montagem padronizadas, dá para alcançar resultados surpreendentes.

Quer um exemplo? A construção modular é 20% mais econômica que uma tradicional. Dependendo do projeto, esse valor pode atingir milhões de reais.

Além disso, esse modelo construtivo elimina o desperdício de material e o entulho. Também diminui o tráfego de caminhões no entorno da obra.

Outra vantagem? Há redução da poluição e do trabalho. Além disso, da mão de obra. Isso torna o projeto “amigo” do meio ambiente mais eficiente do ponto de vista construtivo que os modelos convencionais.
Gostou desse conteúdo sobre tendências na construção modular? Então, que tal aproveitar para descobrir o que é uma construtech e conhecer melhor esse modelo de negócios?

Conteúdos relacionados:

Esse site usa cookies


Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.